23/11/2017 às 09h00min - Atualizada em 23/11/2017 às 09h00min

Casa da Criança do bairro São Roque recebe ação de educação ambiental

Prefeitura/Americana
Foto: Divulgação
“Cuide da natureza, que ela cuidará de você”. A frase foi elaborada pela equipe e direção da Casa da Criança Juriti, do bairro São Roque, que recebeu ações de conscientização realizadas pela Unidade de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na manhã desta quarta-feira (22), aconteceu uma sensibilização com os pais e responsáveis pelos alunos, com o objetivo de despertar a consciência ambiental.
 
A atividade contou com a participação de aproximadamente 70 familiares de estudantes, que assistiram a vídeos educativos e participaram de uma reflexão sobre temas como descarte de resíduos, queimadas, consumo consciente e a importância de cada um na preservação do meio ambiente.
 
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Odair Dias, além do trabalho de conscientização, os pais de alunos receberam outras informações importantes sobre o trabalho que é realizado em Americana especificamente. “Foi distribuído material educativo incentivando a destinação correta de resíduos, informando as datas da coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva , endereço dos ecopontos e os telefones para denúncias”, informou Odair.
 
A coordenadora da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento e interlocutora do Programa Município VerdeAzul, Kátia Birke, explicou ainda sobre as ações educativas que estão sendo realizadas e de fiscalização. “Solicitamos o apoio de toda comunidade escolar para fazer denúncias, inclusive por meio do WhatsApp do GPA – Grupo de Proteção ambiental”, afirmou. Esse contato por mensagem de aplicativo pode ser feito pelo telefone (19) 99844-1878.
 
Na terça-feira (21), a ação de conscientização foi feita com os alunos da Casa da Criança, que ouviram o conto “Os amigos da floresta”, sendo convidados a preservarem o meio ambiente e denunciarem descartes irregulares e queimadas.
 
A unidade de ensino fica na “Área de Planejamento 6”, que foi diagnosticada com o maior número de queimadas neste ano em Americana. A campanha compõe a “Ação Integrada de Combate às Queimadas”, que faz parte do projeto “Sou responsável pelo local em que vivo e convivo”, desenvolvido pela secretaria.
 
A “Ação Integrada de Combate às Queimadas” envolve as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Habitação, Defesa Civil, Planejamento e Gama (Guarda Municipal de Americana).
 
Denúncias
Denúncias de descartes irregulares e queimadas podem ser feitas por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no telefone (19) 3475-9024, na Unidade de Limpeza Pública, no telefone (19) 3405-9444, na Secretaria de Meio Ambiente, no 3471-7770, no GPA (Grupo de Proteção Ambiental), nos telefones 153 e (19) 3407-0513. As denúncias podem ser feitas, inclusive, por meio de fotografia, com multa aplicada ao proprietário do veículo flagrado fazendo o descarte.
 
As infrações referentes a queimadas são passíveis de multa no valor R$667,77 e de descarte irregular o valor é de R$ 948,08.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »