18/11/2017 às 10h51min - Atualizada em 18/11/2017 às 10h51min

Prefeito Omar Najar sanciona lei por travessia preferencial

Prefeitura/Americana
Foto: Reprodução/Facebook
O prefeito de Americana, Omar Najar, sancionou nesta segunda-feira (13) duas leis decorrentes de projetos do vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim. Uma delas cria o Programa de Travessia Preferencial Para Pedestre, que visa desenvolver uma nova cultura na relação entre pedestres e motoristas. Inspirada em diversos municípios em que pedestres têm preferência na travessia, a legislação prevê que o Poder Executivo crie políticas públicas e faça uma divulgação que modifique a lógica do trânsito atual.
 
Pela lei, independentemente de estar em uma faixa, o pedestre que sinalizar com a mão tem preferência na travessia, obrigando a parada do veículo que eventualmente estiver passando pela via. A regra só não se aplicaria em locais com semáforos, quando a sinalização luminosa se sobrepõe. O prefeito, Omar Najar, defendeu a idéia e destacou ainda a necessidade de o município se aperfeiçoar no trânsito municipal. Ele destacou que o respeito à própria faixa de pedestre precisa ser estimulado. “Eu até mesmo estudo que se adote aquelas faixas em 3D, para que os motoristas se obriguem a reduzir a velocidade”, destacou Omar.
 
Aimaratá
 
Omar ainda sancionou a lei que declara a Associação de Amigos do Parque Aimaratá como utilidade pública municipal. O espaço é uma das principais reservas naturais de Americana e é mantido pela entidade sem fins lucrativos, que ainda tem o projeto de criar ações de educação ambiental. “Acredito que estes foram dois bons projetos e só tenho a agradecer ao prefeito por ter sancionado estas leis”, disse Kim.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »