10/11/2017 às 16h57min - Atualizada em 10/11/2017 às 16h57min

Dia da Consciência Negra passa a ser comemorado aos domingos em Americana

Cristiane Caldeira
Redação
Foto: Câmara de Americanana
O prefeito de Americana, Omar Najar (PMDB), sancionou hoje a lei que altera o feriado do Dia da Consciência Negra di dia 20 de novembro, data em que ele é celebrado em todo País, para todo terceiro domingo de novembro. A nova lei revoga o feriado municipal em dia útil já a partir deste ano. Com isso, o comércio de Americana abrirá em horário normal no próximo dia 20, das 9h às 18h.
O projeto foi aprovado na Câmara por 10 votos a oito em duas discussões (veja abaixo a relação dos vereadores que votaram contra e a favor da nova lei). A mudança de data do feriado atende pedido da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana). A entidade alega que o feriado causará prejuízos da ordem de R$ 7,7 milhões ao comércio e, consequentemente, a prefeitura deixaria de arrecadar R$ 231 mil em ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).
A Acia comemorou a conquista.
"Hoje prevaleceu o bom senso. Prevaleceu a verdade. A Acia buscou muito por essa vitória para as empresas de Americana, pois o feriado no dia 20 traria prejuízos enormes para a cidade. Agradecemos a maioria dos vereadores que entendeu a nossa preocupação com os reflexos negativos que esse feriado causaria para a cidade", disse Dimas Zulian, presidente da entidade.
 
Confira a relação dos votos na Câmara:
 
 
Favoráveis
 
Gualter Amado (PRB)
Guilherme Tiosso (PRP)
Marschelo Meche (PSDB)
Judith Batista (PDT)
Kim (PMDB)
Luiz da Rodaben (PP)
Otto Kinsui (PMDB)
Pedro Peol (PV)
Rafael Macris (PSDB)
Thiago Martins (PV)
 
 
Contrários
 
Juninho Dias (PMDB)
Léo da Padaria (PC do B)
Maria Giovana (PC do B)
Odir Demarchi (PR)
Padre Sérgio (PT)
Thiago Brochi (PSDB)
Vargner Malheiros (PDT)
Wellington Rezende (PRP)

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »