O prefeito de Americana, Omar Najar (PMDB), sancionou hoje a lei que altera o feriado do Dia da Consciência Negra di dia 20 de novembro, data em que ele é celebrado em todo País, para todo terceiro domingo de novembro. A nova lei revoga o feriado municipal em dia útil já a partir deste ano. Com isso, o comércio de Americana abrirá em horário normal no próximo dia 20, das 9h às 18h.
O projeto foi aprovado na Câmara por 10 votos a oito em duas discussões (veja abaixo a relação dos vereadores que votaram contra e a favor da nova lei). A mudança de data do feriado atende pedido da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana). A entidade alega que o feriado causará prejuízos da ordem de R$ 7,7 milhões ao comércio e, consequentemente, a prefeitura deixaria de arrecadar R$ 231 mil em ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).
A Acia comemorou a conquista.
"Hoje prevaleceu o bom senso. Prevaleceu a verdade. A Acia buscou muito por essa vitória para as empresas de Americana, pois o feriado no dia 20 traria prejuízos enormes para a cidade. Agradecemos a maioria dos vereadores que entendeu a nossa preocupação com os reflexos negativos que esse feriado causaria para a cidade", disse Dimas Zulian, presidente da entidade.