02/11/2017 às 12h05min - Atualizada em 02/11/2017 às 12h05min

Preço da gasolina tem aumento em Americana; Procon dá dicas para escolher os melhores preços

Prefeitura/Americana
Foto: Divulgação
A ANP (Agência Nacional do Petróleo) divulgou uma pesquisa, nesta semana, que aponta o aumento no litro da gasolina para R$ 3,79 nos postos de combustíveis de Americana. Apesar da elevação no valor, é preciso que o consumidor faça uma pesquisa, já que o preço nas bombas dependerá de cada empresa revendedora e dos próprios postos de combustíveis que atuam de forma livre no mercado desde de janeiro de 2002, Lei número 9.478/1997. Por isso, é importante que o consumidor saiba seus direitos e anote algumas dicas: 

- A ANP pesquisa, semanalmente, os preços dos postos de combustíveis com objetivo de contribuir para que os consumidores busquem as melhores opções de compra. Além de permitir a identificação de mercados com indícios de infração à ordem econômica. Antes de abastecer, o consumidor pode pesquisar os preços no link: https://goo.gl/hdwuHH. 

- O posto é obrigado a emitir nota fiscal, documento que comprova a sua compra em determinado posto.

- O posto é obrigado a exibir os preços dos combustíveis bem visíveis em painel logo na entrada. O preço de um combustível exibido no painel deve ser igual ao cobrado na bomba. Fique atento às falsas promoções.

- O posto deve informar claramente de qual empresa vêm os produtos que vende. Postos de bandeira branca (sem distribuidora exclusiva) devem informar - em cada bomba - qual distribuidora forneceu o combustível. Esta informação pode ajudar no rastreamento de eventuais irregularidades.

Para registrar reclamação sobre um posto de combustível da cidade, basta mandar um e-mail para: [email protected] ou procurar a ANP: http://www.anp.gov.br/.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »