28/03/2017 às 12h12min - Atualizada em 28/03/2017 às 12h12min

Vereadora quer audiência pública para discutir aterro sanitário em Americana

Redação
Internet
Por meio de requerimento, a vereadora de Americana, Maria Giovana (PC do B) pede a realização de uma audiência pública para discussão da implantação de um aterro sanitário na região do Pós-Represa, em Americana. Ela justifica que está em tramitação o Legislativo um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que revoga o artigo 170, que proíbe o ingresso de resíduos oriundos de outros municípios nos sistemas públicos e privados de tratamento e disposição final de resíduos instalados na cidade.
 
“Em caso de aprovação da proposta, o município poderá ofertar local para a disposição final de resíduos de cidades vizinhas. Considerando a necessita de debater sobre as questões que envolvem a instalação de aterro sanitário no Pós-Represa, a realização de uma audiência pública prova-se de extrema importância”, defende Maria Giovana.
 
A proposta é realizar a audiência no plenário da Câmara no dia 25 de abril, a partir das 19h, sendo aberta à população.
 
Já o vereador Gualter Amado (PRB) questiona o Poder Executivo sobre projetos para a instalação de um aterro sanitário na cidade. “É uma preocupação válida que pode trazer benefícios ou até mesmo prejuízos à cidade, devido à contaminação que pode causar ao solo, aos rios e nascentes na região”, aponta.
 
No requerimento, Gualter pergunta se está nos projetos da Administração a implantação de um aterro sanitário no município e se os serviços de terraplanagem em execução em uma área da região do Pós-Represa têm a finalidade de um possível aterro no local.


Questiona, ainda, qual a despesa mensal do serviço de coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos até o aterro e se existem estudos quanto à economia que seria gerada aos cofres públicos com a destinação dos resíduos em aterro municipal.
 
O vereador pede também informações sobre a existência de estudos de órgãos, agências ambientais e da secretaria de Meio Ambiente sobre os impactos ambientais que a criação de um aterro sanitário traria ao município.
 
Ambos os requerimento serão discutidos e votados pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (30).

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »