17/10/2017 às 07h47min - Atualizada em 17/10/2017 às 07h47min

Programa Zera Fila da Saúde de S.Bárbara realiza mais de 18,7 mil procedimentos em 6 meses

Prefeitura/S.Bárbara
Foto: Divulgação/ Prefeitura de S.Bárbara
O Programa Zera Fila da Saúde de Santa Bárbara d’Oeste já realizou mais de 18,7 mil procedimentos, entre exames, consultas e cirurgias em seis meses. Os atendimentos são realizados no Centro Médico de Especialidades, Unidade Intensiva, no Terminal Urbano, Hospital Santa Bárbara e Serviços de Referência fora da cidade. Desde a sua implantação, em abril deste ano, o Zera Fila já reduziu cerca de 50% das filas históricas de exames, acumuladas nas últimas décadas.

“Temos orgulho em afirmar que as ações do Programa Zera Fila da Saúde são um grande sucesso, já consolidado no nosso Município. Realizar esse número expressivo de exames, consultas e procedimentos em tão pouco tempo é algo que nunca tínhamos visto acontecer, mas que acreditamos ser possível e buscamos, com o apoio e a confiança do prefeito Denis Andia”, disse a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha. “Essa iniciativa pioneira só está sendo possível devido ao grande empenho de toda a equipe da Saúde envolvida e também dos nossos parceiros, aos quais aproveito a oportunidade para agradecer”, completou.

Demandas zeradas 

Com o Zera Fila já foi possível zerar a demanda de exames de Bera (auditivo), biópsia de próstata, ecocardiograma adulto, PAAF (Punsão Aspirativa por Agulha fina), nasofibrolaringoscopia (cavidades nasais), retossigmoidoscopia (intestino grosso), teste de esforço, tomografia, topografia corneana, ultrassom de mama, ultrassom ocular e urodinâmica (bexiga). Também já foram zeradas as filas históricas para as consultas com endocrinologista, neuropediatra, reumatologista e vascular.

Centro Médico de Especialidades

No período já foram realizados 10.370 procedimentos no Centro Médico de Especialidades, que incluem exames e consultas, dentro do Programa Zera Fila. O local dispõe de ampla estrutura com consultórios, equipamentos e profissionais que atendem nas diversas especialidades.

Unidade Intensiva da Saúde

Inaugurada em setembro, a Unidade Intensiva da Saúde, ao lado do Novo Terminal Urbano, realizou em apenas um mês mais de 2,2 mil atendimentos, entre exames e consultas. Com 100% de recursos do Município, no local serão realizados cerca de 8 mil procedimentos, entre exames de endoscopia, colonoscopia, eletroneuromiografia e ultrassom de diversos tipos, além de cirurgias vasculares e de cataratas até o final deste ano.

Serviços de Referência

Outra frente importante do Zera Fila são os Serviços de Referência que incluem o Hospital Santa Bárbara e unidades hospitalares fora do Município. No período foram realizados 6.138 procedimentos, entre exames, consultas e cirurgias. O aumento do número de exames realizados em cidades referenciadas só foi possível graças à Nova Frota de Transporte da Saúde. Com disponibilidade de transporte, mais exames são oferecidos ao Município, beneficiando um número maior de pacientes barbarenses que são transportados em veículos modernos, seguros e confortáveis. 

A Secretaria de Saúde orienta os pacientes que aguardam por algum procedimento a entrar em contato pelo telefone 3464.9400 e solicitar os ramais da Central de Regulação, setor responsável pelos agendamentos de consultas, exames e cirurgias com especialistas, para atualização de dados cadastrais, como endereço e telefone de contato. Esta medida é fundamental para que os profissionais do setor possam comunicá-los sobre os procedimentos agendados.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »