12/10/2017 às 21h23min - Atualizada em 12/10/2017 às 21h23min

​Papa Francisco surpreende fiéis na missa dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Redação
Foto: TV Aparecida
O jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, foi aberto com uma 'mensagem surpresa' do Papa Francisco aos devotos. Em um telão, e falando português, Francisco abençoou os cristãos e disse que está com saudade do Brasil. 

Debaixo de sol, com calor de 36ºC, a missa solene na basílica em Aparecida reuniu mais de 200 devotos no Santuário Nacional. O vídeo, de quase 7 minutos, gravado para a ocasião, foi exibido em um telão no pátio da basílica. A missa especial do jubileu foi ao ar livre e durou cerca de 2 horas - a celebração foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. 
Em 2013, Papa Francisco esteve no Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude e havia prometido estar de volta para a Festa da Padroeira. Ele pediu desculpa aos católicos brasileiros por não ter conseguido retornar. 
"Ser Papa não é fácil, por isso confiei a missão a Giovanni Battista. Ele vai garantir a presença do Papa entre vocês", disse Francisco, enquanto relembrou a acolhida calorosa que teve na ida ao Santuário Nacional. Giovanni é um cardeal italiano, nomeado representante do Papa para o jubileu. 

Em sua gravação, o Papa abencoou o momento de festa e pediu aos brasileiros que 'conservem a esperança'. "A esperança deve permear o coração dos que creem, não se deixem vencer pelo desânimo. Confiem em Deus e na intercessão de Nossa Senhora Aparecida", afirmou Francisco desejando ainda que a alegria pelos 300 anos da Padroeira transborde e alcance todos os cantos do país. "Que a alegria alcance principalmente as periferias", disse. 
Por fim, agradeceu os brasileiros. "Agradeço as orações que fazem por mim. Estando perto ou longe formamos a igreja", concluiu. 
Na homilia, a igreja destacou o exemplo de Maria e relembrou os 300 anos de fé dos brasileiros na padroeira. Ao final da missa, a imagem foi entronada no nicho da basílica com a nova coroa, uma joia de ouro com 68 pedras de diamantes - que foi oficialmente entregue na celebração da noite desta quarta (11). 
(Com informações do G1)
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »