11/10/2017 às 11h58min - Atualizada em 11/10/2017 às 11h58min

​Para comemorar os 300 anos da imagem de Nossa Senhora cerca de 200 mil fiéis devem passar em Aparecida

Fernanda Nastrini
Redação

A Aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, perto de Guaratinguetá, interior de São Paulo completa 300 anos neste 12 de outubro, Dia de “Nossa Senhora Aparecida”, consagrada padroeira do Brasil, em 1930. Cerca de 200 mil fieis são esperados, nesta quinta-feira, no Santuário Nacional de Aparecida.

Em 1717 três pescadores, após frustrada tentativa de apanhar peixes no rio Paraíba do Sul, colheram em suas redes o corpo de uma estátua de Maria SS. e, depois, a cabeça da mesma. Logo o rio estava repleto de peixe e os três homens ficaram surpreendidos. Tendo limpado e recomposto a imagem, expuseram-na à veneração dos fiéis em casas de família. 

O padre da cidade, José Alves Vilela, pároco de Guaratinguetá construiu para a Santa Mãe uma capela capaz de satisfazer ao crescente número de devotos da Virgem. Tal capela foi substituída por outra maior no morro dos Coqueiros em 1745, morro que tomou o nome de “Aparecida” (hoje cidade de Aparecida do Norte). Em 1846 foi iniciada a construção de templo mais vasto, que ainda hoje subsiste. No ano de 1980 foi concluída monumental basílica, alvo de peregrinações numerosas durante o ano inteiro. Em 1930 o Brasil foi solenemente consagrado a Nossa Senhora Aparecida pelo Cardeal D. Sebastião Leme na presença do Sr. Presidente da República e de numerosas autoridades religiosas, civis e militares.

Ao logo desta semana foi iniciada as comemorações pelos 300 anos da imagem da Santa. Nesta quinta-feira, as celebrações começam à meia-noite, com a Vigília Mariana. Já durante o dia, haverá missas, reza de Terço, procissão, show com cantores como Daniel, Elba Ramalho, Paula Fernandes, Chitãozinho e Xororó, Michel Teló e padre Fábio de Melo; e ainda queima de fogos, à noite.

O papa Francisco enviou para o santuário de Aparecida uma Rosa de Ouro, símbolo da devoção dele à Nossa Senhora. A rosa pesa um quilo, tem meio metro de altura e é a terceira que o espaço recebe. A primeira foi concedida pelo Papa Paulo VI, há 50 anos, e a segunda há 10 anos, quando Bento 16 esteve no Brasil.

A programação completa da comemoração dos 300 anos da imagem de Nossa Senhora Aparecida está disponível no site a12.com.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »