07/10/2017 às 17h05min - Atualizada em 07/10/2017 às 17h05min

​ADI Geraldo realiza 1ª Feira Cientifico Cultural com a participação dos alunos do berçário ao maternal III

O evento é tradicionalmente realizado todos os anos com os alunos do ensino fundamental

Fernanda Nastrini
Redação
Foto: Fernanda Nastrini/ Portal Atualidade
A manhã foi de muita emoção, aprendizado, diversão e atividades lúdicas na ADI - Geraldo Rocha Campos, em Santa Bárbara d´Oeste. Pela primeira vez a escola promoveu a 1ª Feira Científico Cultural com a participação dos alunos do Berçário e Maternal, com crianças de zero a três anos de idade.

A Feira contou também com exposição de trabalhos e pesquisas dos alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. 

Os temas abordados e trabalhados em sala de aula foram: Identidade e Autonomia, quem sou eu?, animais (Arca de Nóe), cores, galinhas(cuja creche possui um galinheiro) e escorpiões/animais peçonhentos – cuidado e prevenção.

A apoio pedagógica da ADI Renata Cherbo de Barros, foi a mentora em desenvolver o projeto para abranger toda a escola. “Realizamos a Feira Científico Cultural todos os anos com os alunos do 1º ao 5º, e desta vez fiz questão de termos a escola toda participando. Os alunos do berçário ao maternal também tem um processo de aprendizagem pedagógico e resolvemos levar isso a comunidade.

Foi um desafio que deu certo e já vamos começar a trabalhar esse evento para 2018”, destacou Renata.

A monitora do maternal III, Ana Paula Paradella, explicou que todos os temas escolhidos foram propostos e trabalhados em sala de aula. “Cada sala escolheu um tema de acordo com a faixa etária das crianças. No caso do maternal três a escolha foi sobre os animais ovíparos, já que contamos com um galinheiro, além das formigas, sapos entre outros. O berçário trabalhou sobre os animais, tendo contato com os bichinhos (pintinho e coelhinho), além de sons, cores, tato. Foi uma experiência gratificante, contou Ana Paula.

“Foi de grande valia essa feira. O aprendizado que minha filha de três anos teve fez total diferença na vida dela e inclusive na nossa casa. Podemos observar muita coisa nova, principalmente no vocabulário e o carinho com os animais”, disse Tamires Goia, mãe de uma aluna do Maternal III A. 

Já no Fundamental os temas foram Dia do Índio e sua cultura, Oceano, Jogos matemáticos, Contos, Animais do Pantanal, entre outros. A analista contábil, Janeslei Barbosa Estoque, 37anos, é mãe do Rian que está no segundo ano do Ensino Fundamental. Ela também destacou a importância desse tipo de trabalho com os alunos. “Achei muito interessante essa Feira, o ano todo eles fizeram muitas pesquisas, trabalhos que contribuem para o aprendizado. Neste tema da Feira descobriram muitas curiosidades sobre os animais do pantanal”, disse a mãe. 

Rian, de sete anos conta que sua pesquisa foi sobre o veado catingueiro. “Descobri que esse animal vive desde o sul da região Amazônica até o Uruguai e região central da Argentina ocupando todo o leste das regiões pré-andinas até o litoral brasileiro. O veado catingueiro pesa entre 11 a 25 quilos e seu comprimento varia de 85 a 130 centímetros. O principal alimento são frutas e folhas”, descreveu o aluno. 

Toda a escola, entre direção, apoio, monitoras, estagiárias, professoras e funcionários em geral tiveram participação para a realização da Feira Científico Cultural.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018