01/10/2017 às 11h39min - Atualizada em 01/10/2017 às 11h39min

Guardas municipais começam a utilizar novos coletes à prova de balas na próxima semana

Prefeitura/Americana
Fotos: Marilia Pierre
A Gama (Guarda Municipal de Americana) começa a utilizar novos coletes à prova de balas na próxima semana. No total, foram adquiridas 33 peças, com investimento de R$ 63.650,00, confeccionadas com uma tecnologia que oferece inovação em proteção balística, tornando o colete mais confortável e com menor trauma.
 
De acordo com informações da autarquia, os coletes vencidos estão sendo gradativamente trocados por esses novos modelos desde 2015 e, até agora, 216 já foram substituídos. O encarregado de Ensino e Instrução da Gama, Hariel Mikolay, explicou que os coletes adquiridos têm a maior proteção permitida pelo Exército Brasileiro para o uso policial. “As placas têm proteção nível III-A, que oferece uma resistência a disparos de calibres que vão de 9mm a .44 magnum”, destacou.

O comandante da Gama, Marcos Guilherme, informou que os painéis balísticos obedecem aos padrões da Secretaria Nacional de Segurança Pública, inclusive diferenciando os modelos masculinos dos femininos. “Dessa forma, os coletes ficam mais adequados à estrutura física do guarda municipal, oferecendo a proteção necessária de maneira mais confortável. Permite um perfeito ajuste para ser utilizado sobre o uniforme sem comprometer a área de proteção, abrangendo todas as partes vitais do tórax do corpo humano”, detalhou.

Mikolay ressaltou ainda que os novos coletes à prova de balas são confeccionados com dez camadas de aramida multiaxial, uma trama diferenciada que reduz as camadas necessárias. “Os antigos coletes balísticos utilizavam 29 camadas de aramida para oferecer a mesma proteção, com isso, o peso é reduzido em praticamente 40%, oferecendo mais mobilidade nos movimentos”, finalizou.

Na visita de integrantes da Gama ao gabinete nesta quinta-feira (28), os coletes foram apresentados ao prefeito Omar Najar.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »