25/03/2017 às 21h11min - Atualizada em 25/03/2017 às 21h11min

Nosso guia Motors deste final de semana traz uma questão importante: a manutenção do seu carro equipado com câmbio automático.

Redação
PORTAL ATUALIDADE

Você que possui carro com transmissão automática já deve ter ouvido muitas histórias a respeito de cuidados necessários com a transmissão do seu veículo.  A frota brasileira cresce cada vez mais na direção de automatizar cada vez mais a condução de nossos carros, inclui-se nesse objetivo tornar cada vez mais presente o carro equipado com câmbio automático.

Se você possui um veículo com câmbio automático, deve sim procurar profissionais qualificados para fazer a manutenção preventiva do seu carro. O manual do proprietário do veículo costuma trazer anotações de como proceder com o câmbio automático nas revisões exigidas pelo fabricante. Porém, supondo que você comprou um carro usado que não tem mais o manual do proprietário, neste caso, não se tem o histórico de manutenções em mãos, e aí o correto é começar pelo mais importante.

 Transmissão automática funciona basicamente com a pressão do óleo de dentro do câmbio que faz com que marchas e mudanças ocorram na transmissão com seu carro em movimento, segundo informações que o módulo gerenciador envia à caixa de transmissão.

Óleo é material composto com diversas características, que com o tempo e o uso, suportando alta temperatura vão deixando de possuírem suas especificações. Daí a necessidade de se substituir o óleo do câmbio automático com certa quilometragem. Não existe nada material que dure sempre para sempre. Outro elemento importante de ser reparado é o filtro de óleo que se usa no câmbio automático. Diferente de vários modelos manuais, o câmbio automático faz uso de um filtro de óleo, que evidentemente serve para filtrar as impurezas causadas pelo próprio desgaste de peças de dentro do próprio câmbio.



Óleo e filtro são os dois itens que devem ser observados e substituídos mesmo que seu veículo esteja andando normalmente. Para melhores informações sobre como trocar, quando e etc, procure a concessionária da marca do seu veículo ou oficinas especializadas em manutenção de câmbios automáticos. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »