27/09/2017 às 14h14min - Atualizada em 27/09/2017 às 14h14min

A importância do brincar e os benefícios dos brinquedos educativos

Divulgação
Muitas pessoas pensam que o ato de brincar só remente ao universo infantil. O que está totalmente errado, pois a brincadeira é uma das atividades mais importantes na vida, independentemente da idade. Sinônimo de diversão, brincar é uma necessidade que todo mundo tem. 

Para as crianças, a brincadeira possibilita o conhecimento e exploração do mundo ao seu redor. É através dessas atividades que elas desenvolvem a imaginação, criatividade, linguagem, habilidades físicas, motoras, sociais, entre outras.

Hoje a maioria dos brinquedos são eletrônicos e tecnológicos, porém qualquer coisa ou objeto pode virar um brinquedo educativo. "Devemos entender o brinquedo como mais do que simples entretenimento. Uma vez que as brincadeiras também proporcionam desenvolvimento de laços afetivos, concentração e atenção, comunicação verbal e corporal, trabalho em equipe e ensinam regras e limites", explica Ana Cecília Ferrarini, proprietária de uma loja de brinquedos.

Dedicar um tempo do seu dia brincar com seu (a) filho (a) é de suma importância. "As crianças não deixam de brincar por opção, mas por falta de estímulo. Os pais brincam cada vez menos com seus filhos e muitas vezes delegam essa tarefa aos smartphones, videogames e computadores que são dispositivos passivos. As relações familiares estão sendo comprometidas pela falta de tempo de todos e pelo excesso de atividades de adultos e crianças", alerta a empresária.                             
Os brinquedos educativos precisam ganhar espaço entre a garotada, pois por ter apelo comercial não estão na mídia e tornam-se desconhecidos para a maioria das crianças. Feitos com madeira, papel, tecido e cores vibrantes, eles encantam crianças e adultos, além de trazerem inúmeros benefícios. 

O melhor tipo de brinquedo é aquele que une segurança, adequação à faixa etária e estimula a imaginação de maneira positiva. Outra questão muito importante refere-se à classificação de gênero dos brinquedos e brincadeiras, tidos, muitas vezes, como 'de menino' ou 'de menina'. "O sexo não define brinquedos ou brincadeiras, nem a orientação sexual. Para a criança o carrinho ou a boneca são apenas brinquedos e ela quer somente brincar. Quem faz essa divisão são os adultos", frisa Ana.

DICA

A loja Baú do Brinquedo possui brinquedos educativos para todas as faixas etárias. No local, os clientes são atendidos por uma equipe composta por pedagogas e vendedoras que indicam quais os brinquedos adequados para cada idade. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. A loja fica na Rua dos Bambus, 634, Jardim São Paulo, em Americana (SP).
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »