25/09/2017 às 14h01min - Atualizada em 25/09/2017 às 14h01min

Prefeitura de Americana apresenta projeto Territórios Educativos em bairro de alta vulnerabilidade social

Fernanda Nastrini
Redação
Ilustração/Internet
No último sábado(23), a Secretaria de Educação de Americana apresentou a implementação do projeto Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, TEIP, durante o VI Seminário de Extensão, "O Ser Humano e a Banalização da Vida", na unidade São José, de Campinas. Estavam presentes todas as faculdades da Unisal do Estado de São Paulo. 

O TEIP deve ser lançado oficialmente na cidade no mês que vem. A sede, na travessa Ipomeias, número 8, do Jardim Lilazes, já está sendo mobiliada. Lá funcionará o Núcleo de Atendimento Terapêutico e Educacional do TEIP. "O projeto é uma nova forma de pensar a oferta educativa em territórios que economicamente existe a concentração de vulnerabilidade", disse a supervisora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Rosemeire Abreu.

O Jardim Lilazes faz parte da denominada área 10 na organização da Secretaria de Planejamento da Prefeitura, que reúne outros bairros como Cidade Jardim, Mathiensen, Jardim das Flores. Pelos dados do Planejamento, a área 10 é a mais afetada pelas condições de vulnerabilidade no município. Esta região tem mais de 33 mil pessoas e 10% são de crianças e adolescentes.

"Em 2016 com os levantamentos de dados percebemos um volume muito grande de estudantes com alto índice de vulnerabilidade na área 10. Criamos uma ficha de avaliação (individual) com o objetivo de mensurar os resultados. A ficha apontaria o grau dos fatores de risco para estas pessoas", recorda Rosemeire.
Neste período foram avaliadas 76 crianças e adolescentes, dos quais 36 (47% do total) apresentaram graves ameaças à integralidade de desenvolvimento.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »