25/09/2017 às 11h15min - Atualizada em 25/09/2017 às 11h15min

Uso correto da seta evita acidentes e prejuízos ao bolso

Confira dicas importantes do Detran

Fernanda Nastrini
Redação
Internet

O Detran - Departamento Estadual de Trânsito em virtude do excesso de casos de acidentes de trânsito pelo uso incorreto da seta traz dica sobre a importância de sinalizar com luz indicadora antes de trocar de faixa, fazer ultrapassagens, conversões e retornos, evitando acidentes. É uma atitude simples, mas primordial para a prevenção.

Muitos motoristas são constantemente surpreendido por algum condutor que não deu seta para indicar uma mudança de faixa ou de direção. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), exige o uso da seta à todos os motoristas. Deixar de dar a seta é considerado infração grave, que acarreta multa de R$ 195,23 e cinco pontos na habilitação. Por isso é de suma importância que o proprietário do veículo fique atento às condições do sistema de iluminação, que deve estar sempre regulado, com lâmpadas em bom estado.

“Os motoristas precisam ter a consciência de utilizá-la sempre e evitar que outros condutores, pedestres ou ciclistas sejam pegos de surpresa por um movimento inesperado. Mais do que uma obrigação legal, dar seta é um comportamento que pode contribuir para um trânsito cada vez mais seguro”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Somente em 2016, o Detran.SP aplicou no perímetro urbano de todo o Estado de São Paulo um total de 1.678 multas pela falta do uso da seta. Vale ressaltar que a Polícia Militar, prefeituras e órgãos de trânsito rodoviários, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também fiscalizam o uso das luzes indicadoras.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »