24/09/2017 às 10h46min - Atualizada em 24/09/2017 às 10h46min

Consumidor tem direito à suspensão de serviços

Prefeitura/Americana
Divulgação
Se você vai de ausentar por um período de sua casa, seja por uma viagem a trabalho, de lazer ou por algum outro motivo, é possível pedir a suspensão de alguns serviços, como telefonia, TV por assinatura, água e luz. Os prazos e cobranças dependem de cada prestadora de serviço. Por isso, é necessário se informar junto ao fornecedor que deseja suspender o serviço e analisar se será ou não uma economia que pode valer a pena para o bolso.
O Procon de Americana te ajuda a avaliar o caso.

A telefonia fixa tem o chamado "desligue temporário" assim como o serviço de televisão por assinatura e, para acionar, o consumidor tem que estar em dia com os pagamentos. O prazo é de 30 a 120 dias, permitido somente uma vez a cada 12 meses e, neste caso, não há cobrança de taxa para suspensão e reativação. Vale lembrar que a assinatura mensal não pode ser cobrada. No caso dos telefones móveis, a regra é a mesma que a fixa.

No caso da suspensão de água, o consumidor deve negociar o prazo com a concessionária. Para este setor, existe cobrança para suspensão e para a religação do serviço. Para luz, cada concessionária possui regras específicas. Cabe ao consumidor entrar em contato com a que atende a região e verificar as condições.

Já para internet, assinatura de revistas e jornais, é necessário verificar no contrato ou junto ao fornecedor se é possível, se há cobrança e quais condições para a suspensão destes serviços.
 
ALERTA

O Procon de Americana orienta o consumidor a sempre certificar se há cobrança de taxas e quais os procedimentos a serem seguidos. No caso da água e luz, é necessário que faça o pedido por escrito e, se for feito por telefone, a orientação é que anote o protocolo de atendimento, o nome do atendente, a data e o horário da ligação tanto da suspensão como para reativação do serviço.

O órgão municipal fica localizado na prefeitura, Avenida Brasil, 85, Centro. 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »