24/09/2017 às 10h26min - Atualizada em 24/09/2017 às 10h26min

Semana Nacional de Trânsito tem atividades alusivas a data

Fernanda Nastrini
Redação
Ação Semana Nacional de Trânsito / Foto: Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste
As Prefeituras de Americana e Santa Bárbara promovem diversas atividades alusiva a Semana Nacional de Trânsito. O tema deste ano definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), acompanha as ações da “Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito – 2011 a 2020”, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito e na valorização da vida.
Em Santa Bárbara as atividades começaram na última quarta-feira(20) com blitz educativa, na Avenida Santa Bárbara, Cidade Mirim do Trânsito Itinerante, na Praça da Migração.

Operação Educativa com Agentes de Fiscalização de Trânsito, na Avenida São Paulo, entre a Avenida da Indústria e Rua Limeira, Avenida da Amizade, entre as Ruas Vaticano e País de Gales. Houve ainda Intervenção Educativa quanto ao respeito à Faixa de Pedestres, na Travessia Elevada, no cruzamento entre as ruas Floriano Peixoto e Dona Margarida

O encerramento da semana acontece na segunda-feira, dia 25, com Operação Educativa com Agentes de Fiscalização de Trânsito, das 9 às 11 horas, na Avenida Santa Bárbara, altura do Tivoli Shopping. No mesmo horário e das 14 às 16h, atividades na Cidade Mirim de Trânsito, com a participação dos Alunos de uma escola particular, que irá abordar o tema: Travessia Segura


Já em Americana, Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, tiveram início na sexta-feira (22/9), as atividades em comemoração à Semana Nacional de Trânsito. De acordo com o Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo do Estado de São Paulo, a abordagem está sendo focada no uso do celular no trânsito.

Um dos principais motivos que causa distração e, consequentemente, acidentes no trânsito, segundo a Unidade de Transportes e Sistema Viário da Prefeitura de Americana.

“O tema será trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade. A proposta é a mudança de conduta, de comportamento,  partindo da reflexão sobre a escolha de cada um para que se possa construir um trânsito mais seguro para todos”, disse o secretário adjunto e autoridade municipal de trânsito de Americana, Eraldo Camargo.

A Semana Nacional de Trânsito contará com ações educativas até o dia 29 de setembro. Na segunda-feira (25/9), às 9 horas, será proferida a palestra “Educação para o Trânsito”, destinada aos funcionários de uma empresa privada do município, do ramo de transportes.

Na terça-feira (26/9), haverá divulgação da campanha, com distribuição de material para 150 motoristas de ônibus no Terminal Metropolitano, no Centro e na quarta – feira, para os novos condutores de veículos e condutores infratores que estão fazendo reciclagem e também os instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

No dia 28/9 (quinta-feira), haverá ações de educação no trânsito junto aos condutores de motocicletas e também aos instrutores dos Centros de Formação de Condutores, na Rua Coelho Neto com a Rua Joaquim Puppo, na Vila Amorim.

Encerrando as atividades da Semana Nacional de Trânsito de Americana, no dia 29 (sexta-feira), na Avenida Brasil, no Jardim São Paulo, próximo ao Centro de Cultura e Lazer (CCL), está programada uma ação educativa da Unidade de Transportes e Sistema Viário com a Guarda Municipal, com orientação e distribuição de materiais impressos do DETRAN da campanha da Semana Nacional do Trânsito, aos condutores de veículos e motocicletas.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »