09/09/2017 às 10h11min - Atualizada em 09/09/2017 às 10h11min

​Secretário de Saúde projeta plano para desafogar HM de Americana

Fernanda Nastrini
Redação
Reprodução/Internet

Para suprir um dos maiores gargalos de Americana, o secretário municipal de saúde Nilton Lobo, elabora um plano para que a rede municipal passe a contar com três opções de pronto –atendimento:  Gramado, Zanaga e Cillos.  A nova estrutura desafogaria o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, que passaria a atender somente casos de urgência.

Segundo Lobo, a intenção é reformar o prédios da antiga UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) são José, na Avenida de Cillo, que antes o custo mensal era de R$800 mil e transforma-la em PA, que é mais simples e atenderia aquela região da cidade. Já no Parque Gramado, a solução é a conclusão das obras da UBS – Unidade Básica de Saúde do Jardim Nova Regina que também servirá de pronto-atendimento. 

“Essas mudanças ficarão para 2018 e vamos passar a contar com os PAs Zanaga, Cillos e Gramado. Todo pessoal que necessitar do atendimento vão procurar as UBS que também estarão adequadas para realizar os atendimentos de PA. Enquanto que o HM vai funcionar referenciado, com porta fechada, ou seja, com urgência e emergência, explicou o secretário acrescentando que a população precisa adquiri o hábito de buscar atendimentos preventivos nas UBSs.

Outra medida visando desafogar o HM será a implantação de uma espécie de UBS no subsolo do Hospital para atender casos que não apresentares risco de morte.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »