05/09/2017 às 19h00min - Atualizada em 05/09/2017 às 19h00min

Gás de cozinha sobe 12,2% a partir de amanhã

Fernanda Nastrini
Redação
Reprodução/Internet
A partir desta quarta-feira (6) o consumidor pagará mais caro pelo botijão de gás de cozinha. A Petrobras anunciou hoje, no Rio de Janeiro, reajuste de 12,2% para o gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, o chamado gás de cozinha, vendido em botijões de até 13 quilos.

O aumento foi decidido pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) da empresa. O vilão novamente foi o furacão Harvey, que atingiu a maior região exportadora mundial do produto, que é a cidade de Houston, no Texas, Estados Unidos. 

A Petrobras destaca que o reajuste previsto foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado aos preços ao consumidor, a empresa indicou que “o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reajustado, em média, em 4,2% ou cerca de R$ 2,44 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos”.

A Petrobras reajustou também os preços de venda às distribuidoras do GLP destinado aos usos industrial e comercial. O aumento médio de 2,5% entra em vigor amanhã (6).

Sindigás 
Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) estimou que o reajuste para o gás residencial ficará entre 11,3% e 13,2%, de acordo com o polo de suprimento.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »