18/08/2017 às 18h39min - Atualizada em 18/08/2017 às 18h39min

Cidade Mirim do Trânsito de S.Bárbara completa 1 ano

Prefeitura/S.Bárbara
“Cidade Mirim vai na frente e os agentes vão atrás”. A manhã desta sexta-feira (18) começou com esse “grito” rumo a Praça Central em uma atividade educativa de trânsito. A Cidade Mirim do Trânsito “Álvaro de Souza Teixeira” completou um ano de existência. Para comemorar a data, 40 alunos da EMEFEI (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Profª Antônia Dagmar de A. Rosolen, do Sartori, realizaram abordagem educativa de veículos e pedestres e desfile com trenzinho junto de viaturas da Guarda Municipal. 

O prefeito Denis Andia enfatizou que o projeto inovou a fomentação da educação de trânsito em Santa Bárbara. “Essa criançada aprende na teoria e na prática, levando esse aprendizado para dentro de casa e ao longo de sua vida. Os resultados são os melhores possíveis, pois percebemos uma conscientização melhor na parte das crianças e isso que é bonito de ver. Essa iniciativa é pioneira e contou com a parceria do Instituto Renault que forneceu os mini veículos e toda parte de sinalização. Um grande sonho que veio do Teixeira que nos deixou tão cedo, mas nós perpetuamos e usamos o nome dele para esse projeto que está dando bons resultados em Santa Bárbara”, disse Denis.

Projeto

O espaço, localizado no Centro Social Urbano (CSU), foi inaugurado em 18 de agosto de 2016 pela Prefeitura e busca formar cidadãos mais conscientes para um trânsito mais humano e seguro. A iniciativa recebe crianças do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental, entre 7 e 10 anos de idade. 

As visitas incluem aula teórica e prática com orientações sobre trânsito e cidadania. Na aula teórica, os temas seguem diretrizes estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Já na aula prática, os visitantes vivenciam o que aprenderam na mini cidade composta por ruas, calçadas, ciclovia, sinalização, carrinhos e bicicletas, seja como motoristas ou pedestres. 

As escolas interessadas em participar da Cidade Mirim de Trânsito podem agendar a visita de seus alunos de segunda a sexta-feira junto à Defesa Civil, pelos telefones (19) 3454.3075 e (19) 3463.5233 ou pelo e-mail [email protected]. Podem se inscrever escolas públicas ou particulares.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »