01/08/2017 às 09h40min - Atualizada em 01/08/2017 às 09h40min

Prefeito Luiz Dalben entrega Centro de Longevidade à Melhor Idade de Sumaré

Prefeitura/Sumaré
O prefeito Luiz Dalben, o vice Henrique Stein e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, Mara Dalben, entregaram na tarde desta sexta-feira, dia 28, o Centro de Longevidade Irineu Mazutti – uma unidade de saúde exclusiva para idosos. O projeto, pioneiro na RMC (Região Metropolitana de Campinas), vai oferecer um acompanhamento multidisciplinar à Melhor Idade, por meio da medicina preventiva.

A unidade foi instalada dentro do CCTI (Centro de Convivência da Melhor Idade), em Nova Veneza, e conta com recepção, sala de acolhimento, três salas para consultas médicas, uma sala para atendimento psicológico e outra para atendimento odontológico – todas devidamente equipadas, além de banheiros adaptados. Os idosos de toda a cidade poderão agendar consultas com especialistas como cardiologista, cirurgião vascular, endocrinologista, ortopedista, dermatologista, médico do esporte, geriatra, clínico geral, além de fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e dentista. A maioria dos profissionais vai atuar de forma voluntária ao Município.

“É uma grande alegria para nós poder entregar este Centro de Longevidade à nossa Melhor Idade, um sonho que, com a dedicação e empenho de toda a equipe, agora é realidade. É um projeto que vem oferecer um atendimento multidisciplinar aos nossos idosos, em um único local, para que eles possam viver mais, com mais saúde e mais entusiasmo. Envelhecer é inevitável, mas é possível passar por este processo com mais qualidade de vida. É isso que queremos para a nossa Melhor Idade”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Segundo a presidente do Fundo Social, Mara Dalben, a proposta é que os idosos possam ser atendidos pelos especialistas neste novo local e colocar em prática as orientações de medicina preventiva ali mesmo, no CCTI, que ainda é equipado com piscina coberta, quadra de esportes e salão social. “Muitos problemas de saúde que acometem a Melhor Idade podem ser evitados com atividades físicas e aqui eles terão todo esse acompanhamento, com profissionais capacitados. Além disso, nosso trabalho é também pela inclusão dos nossos idosos, é acolher todos eles e oferecer atividades de lazer, de interação social, estimulá-los a vencer os desafios sempre com um sorriso no rosto”, detalhou Mara.
 
HOMENAGEM
A entrega do Centro de Longevidade contou com ainda com música ao vivo à terceira idade, palestras dos médicos Julio Sandoval Jr e Heleson Alves de Castro – outro idealizador do espaço – e ainda uma homenagem a familiares do senhor Irineu Mazutti. Ele integrava a Fanfarra da Melhor Idade e faleceu recentemente.
“Seu Irineu morou 65 anos em Sumaré. Sempre muito ativo, muito presente, sempre participando e cobrando muito dos entes públicos. Eu gostaria de ter feito este Centro de Longevidade ainda antes de seu falecimento, mas quero deixar aqui nossa singela homenagem à família.  Decidimos encaminhar um projeto de lei aos vereadores para nomear esse espaço como Centro de Longevidade Irineu Mazutti. Seu Irineu sempre nos tratou com muito carinho, uma pessoa que eu gostava muito, admirava muito e esta é uma forma de agradecer tudo que ele fez pela nossa cidade”, disse o prefeito Luiz Dalben, que, em seguida, descerrou a placa do novo espaço.

A entrega contou ainda com a presença de médicos que vão atuar no Centro de Longevidade, de secretários municipais e dos vereadores Dudu Lima, Sérgio Rosa e Claudio Meskan.
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »