Levantamento realizado pelo Estadão/Broadcast Político com base nas pesquisas de intenção de voto mais recentes registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que o PL e o União Brasil lideram nas disputas eleitorais das 103 maiores cidades brasileiras, que, por terem mais de 200 mil eleitores, têm a possibilidade de realizar segundo turno.
O PL tem 21 candidatos à frente nas pesquisas de intenção de voto, já o União Brasil possui 20. Segundo pesquisas, o PL lidera, por exemplo, as disputas em Belo Horizonte, Fortaleza e Maceió, além de ter candidaturas competitivas em Manaus, Belém e Guarulhos, onde seus candidatos estão na segunda posição, mas empatados dentro da margem de erro (entre 3 e 3,5 pontos porcentuais, depende do da pesquisa).
Já o União Brasil destaca-se em Salvador, onde tenta manter uma hegemonia que vem desde 2013, quando ACM Neto foi eleito para seu primeiro mandato. Em São Bernardo do Campo(SP), Teresina (PI) e Cuiabá (MT), os candidatos do União Brasil estão na segunda posição, mas empatados na margem de erro com os primeiros colocados.
No levantamento, o PT aparece em terceiro. Ao todo, 15 petistas com candidaturas competitivas, seja liderando as pesquisas de intenção de votos. Diferentemente das eleições anteriores, o PT não terá um candidato a prefeito em São Paulo, onde apoiará Guilherme Boulos (PSOL), no Rio de Janeiro, onde estará junto de Eduardo Paes (PSD) e em Salvador (quarta maior cidade do país), onde apoiará Geraldo Júnior (MDB).
Confira o número de candidatos com os quais cada partido tem liderado as pesquisas de intenção de votos ou tem empatado com os líderes dentro da margem de erro, segundo o levantamento do Estadão/Broadcast Político:
O levantamento do Estadão/Broadcast Político foi realizado a partir de pesquisas de intenção de voto divulgadas e registradas de junho até o momento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).