O grupo que apoia o pré-candidato a prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Dr. José (União), tentou derrubar na Justiça a pesquisa que traz o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Rafael Piovezan (PL), em 1º lugar.
A representação da tentativa de impugnação foi feita pelo partido AGIR. Um erro formal no Portal Novo Momento motivou a representação numa tentativa de deslegitimar a pesquisa, que foi realizada pelo Jornal TodoDia/Ágili, devidamente registrada no TSE com o número SP-02693/2024.
A juíza Camilla Marcela Ferrari Arcaro deu sua decisão favorável ao Portal Novo Momento, após o parecer do Ministério Público, para que a matéria volte a ser publicada com as devidas correções.
“Os argumentos expostos na peça vestibular não são suficientes para suspender a divulgação da pesquisa eleitoral que atendeu satisfatoriamente os requisitos previstos na Resolução própria, muito embora a representante discorde”, traz a nota do MP.
Pesquisa Pesquisa eleitoral realizada pelo TodoDia/Ágili trouxe o atual prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e pré-candidato à reeleição Rafael Piovezan (PL) reeleito com a maioria das intenções de voto. A pesquisa foi realizada no método estimulado, aquele em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor.
A principal pergunta foi: “Se as eleições de Santa Bárbara d’Oeste fossem realizadas hoje, em qual desses candidatos votaria?”. No resultado, Rafael aparece em primeiro lugar com 41% dos votos, seguido de Dr. José (União), com 26,1% dos votos, Eliel Miranda (PSD) com 5,3% dos votos e Larguesa (PT), com 4,5%.
Foram entrevistados 450 eleitores moradores de Santa Bárbara d’Oeste, maiores de 16 anos, entre os dias 9 e 13 de julho de 2024. Foi utilizada a aplicação de questionário estruturado, com entrevistas por telefone, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A margem de erro é de 4,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Custeada pelo Todo Dia (Rede Cidade de Americana) com recursos próprios, a pesquisa está registrada no TSE com o número SP-02693/2024.