25/06/2024 às 17h17min - Atualizada em 25/06/2024 às 17h17min

Sessão de Americana tem tumulto e manifestações sobre o PL do Aborto

Redação
Portal Atualidade


A sessão ordinária da Câmara de Americana, realizada nesta terça-feira (25), teve tumulto e manifestações da população, incluindo crianças, contrárias e favoráveis ao PL (Projeto de Lei) 1.904/24, conhecido como "PL do aborto". 

O embate foi protagonizado pelos vereadores Sílvio Dourado, que propôs moção de apelo ao Congresso Nacional pela aprovação do PL 1.904/24, e pela vereadora Professora Juliana, que discursou contrária ao projeto. A moção foi aprovada por 12 votos favoráveis, 2 contrários, 2 ausências e 2 abstenções.

A sessão chegou, inclusive, a ser suspensa, a pedido do presidente da Casa, o vereador Thiago Brochi, para retirada de uma mulher que se manifestou enquanto os vereadores utilizavam a palavra.

Em vários momentos a sessão foi interrompida por gritos de manifestantes, orações e cartazes levantados. 

O
PL 1.904/24 acrescenta artigos ao Código Penal para equiparar as penas previstas para homicídio simples aquelas para abortos realizados após 22 semanas de gestação, mesmo nos casos em que a prática é prevista legalmente. O texto  também proíbe o aborto mesmo em casos de gravidez decorrentes de estupro, se houver viabilidade fetal. 

Vale lembrar que, independente do debate entre os parlamentares americanenses e as manifestações no plenário, a aprovação ou não do Projeto de Lei é de competência dos deputados federais e, posteriormente, dos senadores.

Notícias Relacionadas »
Comentários »