19/06/2024 às 18h32min - Atualizada em 19/06/2024 às 18h32min

DER impede acesso de pedestres e ciclistas em viaduto da SP-304

Amanda Sabino
Portal Atualidade


Após análise da vistoria técnica realizada na última segunda-feira, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) decidiu, nesta quarta-feira (19), manter a interdição do viaduto localizado no km 139 da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Santa Bárbara d´Oeste. 


Além da instalação do guard rail de ambos os lados do viaduto, o departamento também colocou uma barreira de pedras, impedindo também que pedestres e ciclistas passem pelo local, o que os obriga a atravessar a rodovia, expondo ao risco de atropelamentos.


Nesta terça-feira (19) o vereador barbarense Bachin Jr. (MDB) fez uma Moção de Apelo ao órgão para que libere, ao menos, uma faixa pequena para pedestres e ciclistas.


“É sabido que o viaduto foi travado nas duas pontas com grandes quantidades de pedras, impedindo completamente a travessia. No entanto, a interdição total tem obrigado ciclistas e pedestres, muitos deles trabalhadores que precisam acessar as indústrias localizadas do outro lado, a atravessarem pela pista sob o viaduto, expondo-se a riscos extremos. Portanto, esta moção tem como objetivo solicitar que o DER avalie a viabilidade de liberar duas pequenas faixas laterais no viaduto. A medida visa garantir a segurança dos usuários que dependem dessa passagem, incluindo trabalhadores e ciclistas que frequentemente utilizam o local para trilhas”, explica o documento. 


De acordo com o órgão, atualmente o departamento trabalha para concluir o projeto da obra de recuperação da estrutura, afetada pela colisão de um veículo, para iniciar as intervenções e concluir a obra no menor prazo possível. 


A rota alternativa para os motoristas deve ser acessada no retorno existente na altura do km 138, na pista leste, e km 140 B, na pista oeste da SP-304.


Notícias Relacionadas »
Comentários »