14/04/2024 às 15h09min - Atualizada em 14/04/2024 às 15h09min

Ranking classifica Americana entre as cidades mais sustentáveis do Brasil

Amanda Sabino
Fernando Giordano


Americana está entre as cidades mais sustentáveis do Brasil, de acordo com o Ranking de Cidades Sustentáveis 2024, realizado pela Bright Cities. A cidade ocupa a 15ª posição no ranking nacional, que avaliou 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

Na região, o município ficou à frente de Campinas (27ª posição), Hortolândia (102
ª), Santa Bárbara d’Oeste (118ª) e Sumaré (128ª).

Ao Portal Atualidade, o prefeito Chico Sardelli (PL) comemorou a conquista. “Fico feliz com mais esse resultado positivo, que comprova que nossa gestão tem feito Americana avançar em todas as áreas. Estamos investindo muito na saúde, no meio ambiente, com ações de educação ambiental e arborização, no saneamento, na segurança e na infraestrutura, e esses investimentos têm feito nossa cidade oferecer cada vez mais qualidade de vida para a população. Quero dividir esse bom resultado com toda a nossa equipe. Seguimos trabalhando para Americana avançar cada vez mais e se tornar cada vez mais sustentável e boa de se viver”, afirmou.

O
Ranking de Cidades Sustentáveis deste ano levou em conta 40 indicadores preconizados na Norma ISO 37120, que avalia e mede o desempenho dos serviços e da qualidade de vida, tendo como base cinco pilares principais, que são: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.  

De acordo com o ranking, é considerada sustentável a cidade que busca equilibrar seu crescimento econômico com as necessidades de seus cidadãos, adotando práticas que permitam o uso eficiente de seus recursos financeiros, ambientais e humanos e com foco nas futuras gerações.

Ranking
Os dados do Ranking de Cidades Sustentáveis trazem uma visão abrangente sobre o panorama da sustentabilidade no Brasil. O Ranking de Cidades Sustentáveis da Bright Cities é o primeiro a utilizar exclusivamente os indicadores da norma ISO como referência de comparação entre as cidades, considerando a performance das cidades em 40 indicadores de sustentabilidade da norma ISO 37120.

Este padrão internacional proporciona uma base sólida para avaliar o progresso e identificar áreas de melhoria em questões cruciais como qualidade de vida, desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança.

Confira as 30 cidades mais sustentáveis do país, de acordo com o ranking:


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »