27/02/2024 às 18h33min - Atualizada em 27/02/2024 às 18h33min

Sócio-proprietário dos Supermercados Pague Menos recebe o título de Cidadão Americanense

Redação
Divulgação


Nesta segunda-feira (26), o empresário Antonio Luiz Santichio, sócio-proprietário da Rede de Supermercados Pague Menos, recebeu o título de cidadão americanense durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Americana, no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo. A homenagem foi proposta por meio de projeto de decreto legislativo apresentado pela vereadora Nathália Camargo (Avante). O título de cidadão americanense é destinado àqueles que, embora não nascidos na cidade, contribuíram significativamente para o seu progresso.

Em seu discurso, a autora da homenagem, vereadora Nathália Camargo, destacou que “essa noite tenho o prazer e a honra de entregar o título de cidadão americanense ao Senhor Antonio, que é uma pessoa visionária, um empreendedor, uma pessoa que realmente deixa um legado e uma marca na história de Americana, e fazendo tanto pela nossa cidade”.

A noite foi marcada também pela entrega de Cidadão Emérito ao médico Doutor Ricardo Silveira. Estiveram presentes o vice-prefeito, Odir Demarchi, os vereadores Lucas Leoncine e Leonora Périco, que  indicou para o título de cidadão emérito o senhor Dr. Ricardo Silveira. Além das autoridades americanenses, Antonio Santichio foi prestigiado pela sua família, corpo diretivo e gestores da Rede de Supermercados Pague Menos, além de amigos. Em seu momento de fala, Antonio agradeceu a presença de todos e se mostrou grato pelo reconhecimento.

Em 2023, Antonio Santichio recebeu o título de cidadão guaçuano, homenagem indicada pelo vereador Amaraí de Oliveira Gomes, o Pezão, de Mogi Guaçu. No mesmo ano, recebeu no Complexo Administrativo da Rede de Supermercados Pague Menos os representantes do Poder Público de Santa Bárbara d’Oeste: o vice-prefeito, Felipe Sanches, e o vereador Arnaldo Alves, que manifestou aplauso a Antônio Santichio, pelo 34º aniversário da Rede de Supermercados Pague Menos. Essa moção, aprovada por todos os vereadores, celebra o percurso inspirador da Rede, desde sua fundação, até se tornar um pilar econômico da comunidade. Ao longo do documento, é ressaltado que Antonio Santichio, desde sua infância, nutriu o desejo de estabelecer seu próprio negócio.

Antonio Luiz Santichio nasceu em Valentim Gentil, no estado de São Paulo, e passou sua infância em Santa Rita d’Oeste. Filho de Luiz e Aparecida, e irmão de João, Maria, Laerte e Elenir. É casado com Maria Aparecida e pai de Luiz Alexandre, Janaina e Maria Andrea. Empreendedor e visionário, desde criança queria muito ter uma vendinha. Enquanto outras crianças sonhavam em ser astronauta ou jogador de futebol, Antonio só queria se tornar o dono de uma pequena venda.

Aos 12 anos, já externava esse desejo e quando seu pai vendeu o sítio da família e mudou-se para Americana, em 1976, compraram a primeira vendinha. Com um projeto junto aos seus irmãos João e Laerte, abriram um pequeno mercado de bairro, localizado no Jardim São Paulo. A vocação para os negócios logo contribuiu para a expansão da empresa. A cada ano um novo projeto era realizado, concretizando o sonho da família.

A realidade se tornou muito maior que o sonho graças à crença que Antonio tinha na sua capacidade. Atualmente são 36 lojas em funcionamento em 20 municípios, além do Centro de Distribuição, Centro Administrativo e Entreposto de Carnes, em Santa Bárbara d’Oeste e Auto Posto localizado em Nova Odessa.

Em abril de 2023, lançou o livro “O sonho que plantei na roça”, de sua autoria e com prefácio assinado por Ana Maria Braga. No enredo, Antonio conta sua história de sucesso, desde o início do sonho até os dias atuais. Todos funcionários da Rede de Supermercados Pague Menos foram presenteados com um exemplar. Admirado pelos seus familiares e mais de sete mil colaboradores, Antonio Santichio é inspiração a ser seguida por qualquer homem de negócios.

Notícias Relacionadas »
Comentários »