01/07/2017 às 02h20min - Atualizada em 01/07/2017 às 02h20min

Bombeiros municipais são homenageados pela Prefeitura de Sumaré

Redação
Divulgação/Internet

Aproveitando o Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no dia 2 de julho, a Prefeitura de Sumaré homenageou nesta quinta-feira (dia 29) os bombeiros municipais e civis da cidade. Em uma solenidade realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública, o prefeito Luiz Dalben e o vice Henrique Stein agradeceram a coragem e bravura destes guerreiros, que enfrentam os mais diversos perigos em cuidado à população.
         A solenidade contou com a participação da Banda Sinfônica Municipal e com a entrega de certificados de honra ao mérito aos bombeiros municipais, em agradecimento aos serviços prestados à Sumaré. Na ocasião, o prefeito Luiz Dalben também anunciou um novo investimento na corporação: a chegada de uma nova viatura, que deve ocorrer no próximo mês.
         "Não podemos deixar de homenagear esses guerreiros que arriscam suas vidas para garantir a nossa segurança. Temos que valorizar estes heróis da vida real e é isso que nossa administração está fazendo com essa solenidade, assim como acontece com todo o funcionalismo público. No nosso Corpo de Bombeiros, são várias capacitações acontecendo para atualizar e melhorar o atendimento, já entregamos novos uniformes e equipamentos de resgate às equipes, também já foram realizadas melhorias no prédio da corporação e, em breve, eles vão ganhar uma nova viatura. Muito obrigado a todos os bombeiros, municipais e também os civis, que tanto se dedicam ao cuidado com a nossa população e também com o nosso meio ambiente", disse o prefeito Luiz Dalben, cumprimentando simbolicamente o comandante da corporação, Mario Bertolo.
        O vice-prefeito também parabenizou a corporação e lembrou que os bombeiros são mais que "heróis do fogo", como popularmente conhecidos. "São profissionais preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida e eles também têm feito um trabalho de orientação e proteção muito importante no nosso Horto Florestal, junto à Defesa Civil, bombeiros civis e à Guarda Ambiental. Nosso muito obrigado a todos vocês pela bravura e por terem escolhido esta profissão tão essencial para a comunidade", comentou Henrique, que também é o secretário municipal de Meio Ambiente e de Obras.
O secretário municipal de Segurança Pública, Ricardo Zequin, apresentou um balanço de atendimentos do Corpo de Bombeiros Municipal: foram 731 ocorrências registradas este ano, contra 561 no mesmo período do ano passado. "Este número só aumentou porque a população está confiando mais nos bombeiros, porque o poder público tem se empenhado e oferecido condições adequadas para que o trabalho seja realizado com excelência", comentou, agradecendo também o empenho do efetivo.
Além da entrega dos certificados aos 31 bombeiros municipais, a Prefeitura de Sumaré também homenageou familiares de dois bombeiros que já faleceram: Ivair Gonçalves Barreira, que prestou serviços por 30 anos, e Brasílio Luiz, que integrou o efetivo por 25 anos.
Também participaram da solenidade alunos da Escola Municipal Antonio Palioto, na região central; o comandante da 1ª Cia da PM, capitão Michel Ricardo Berbel; o diretor substituto do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte, do Ministério do Esporte, Luiz Ricardo Montenegro Marciano – que estava na cidade para um workshop sobre esporte; os vereadores Marcio Brianes, Dudu Lima, Tião Correia, Willian Souza e Valdir de Oliveira; o presidente do Sindissu, Sandro Barboza; o presidente da ASMS, Adilson Marchioli; e o presidente da Associação dos Guardas Municipais e Bombeiros de Sumaré, Gonzaga.
 
DIA NACIONAL DO BOMBEIRO
A data comemorativa aos bombeiros, dia 2 de julho, foi instituída no governo Getúlio Vargas em 1954, em função das demonstrações populares de apreço pelos profissionais do fogo.
Em Sumaré, o Corpo de Bombeiros Municipal foi criado em 1981 pela Prefeitura, justamente para suprir a falta de uma unidade do corpo de bombeiros estadual na cidade. 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »