13/12/2023 às 15h54min - Atualizada em 13/12/2023 às 15h54min

Parque Ecológico de Americana terá curso de férias gratuito para crianças em janeiro

Redação
Divulgação


A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai promover em janeiro o curso "Feras de Férias no Zoo", no Parque Ecológico Municipal "Engenheiro Cid Almeida Franco" – Zoo Americana.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 4 de janeiro, na portaria do Parque, com 40 vagas disponíveis. A atividade será desenvolvida nos dias 10, 11 e 12 de janeiro, das 8h às 11h30, e será voltada para crianças de 8 a 12 anos.

Os participantes terão apresentação de material audiovisual, visitas monitoradas ao Parque Ecológico, visitas à cozinha, setor veterinário e quarentena, oficinas de educação ambiental, jogos e dinâmicas de grupo relacionados aos temas especialmente preparados para o curso de férias.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, falou sobre a programação especial de férias. "Os temas preparados vão envolver as crianças nas atividades para despertar o interesse pela natureza, plantas, animais com foco na preservação do meio ambiente. Os participantes terão aulas práticas no Parque Ecológico, conhecerão de perto e observarão os hábitos dos animais, a rotina de cuidados, alimentação, com o objetivo de promover a sensibilização e a consciência para a preservação das espécies", explicou Fábio.

Para a coordenadora do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), bióloga Silvia Maria de Campos Machado Ortolano, o curso é uma oportunidade de aprendizado sobre o papel do homem na natureza. "É importante conscientizar as crianças de que elas já são responsáveis pela preservação da natureza. Todos os temas abordados, escolhidos cuidadosamente e transmitidos através de estratégias adequadas à cada faixa etária, deixam os participantes sensibilizados no que se refere à nossa responsabilidade na mudança de algumas situações presentes hoje em nosso país e no mundo", disse Silvia.

Durante o curso, serão abordados os temas sobre a extinção das espécies animais, a destruição dos ambientes naturais, as constantes agressões ao meio ambiente urbano, como descarte de lixo, poluição do ar e água e depredação de áreas verdes da cidade. "A abordagem vai fazer com que as crianças comecem a perceber que sem a participação de todos será muito difícil modificar esse quadro. Desta forma, pretendemos trabalhar com essas questões que vão além de simplesmente mostrar os animais que mantemos em cativeiro, mas como nossas ações, além do trabalho com os animais, podem contribuir para a conservação da natureza, objetivo principal dos zoológicos atualmente", completou a bióloga do Parque Ecológico.


Notícias Relacionadas »
Comentários »