26/11/2023 às 20h24min - Atualizada em 26/11/2023 às 20h24min

Mais de 300 pessoas participam da Mobilização Passos que Salvam em Americana

Redação
Divulgação

 


A Mobilização Passos que Salvam, em prol do setor infantojuvenil do Hospital de Amor, reuniu em Americana mais de 300 pessoas neste domingo (26). Com concentração no Bike Hotel, que fica na região do Parque Universitário, a atividade contou com a realização de uma corrida de 5km e uma caminhada de 2,5km.


A madrinha da Mobilização Passos que Salvam em Americana, Dryele Balbinotti Silva, comemorou o resultado da ação. “Não tenho palavras para descrever, foi lindo. Um evento alegre, de valorização da vida, que reuniu tantas pessoas em prol desta causa tão importante que é o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil”, afirmou. “Nossa gratidão a todos os parceiros que permitiram que este momento fosse possível e também a cada um que participou, que comprou o kit e está ajudando o trabalho do Hospital de Amor, já que a nossa arrecadação é destinada ao tratamento realizado nesta unidade que é uma referência”, completou Dryele.


O evento contou com a presença do prefeito Chico Sardelli, do vice-prefeito Odir Demarchi, do secretário municipal de Esportes, Marcio Leal, do presidente da Câmara Thiago Brochi, que também participou da corrida, e da cirurgiã infantil, Dra. Flávia Rezende Pereira. 


Todos que adquiriram os kits receberam medalha e os três primeiros colocados na corrida, nas categorias feminino e masculino, também garantiram troféus e brindes.


Os ganhadores na categoria masculino foram: 1º - Rafael Cordeiro; 2º - João Simões; 3º - Pedro Augusto (Guto). Já na categoria feminino, as ganhadoras da corrida foram: 1º - Fátima Rindeiko; 2º - Raquel Faraone Rando; 3º - Vilma Simões. A atividade contou ainda com uma premiação mais do que especial: o menino Felipe Furlan Ferreira, que se curou do câncer, recebeu um troféu e uma medalha de campeão e também subiu ao pódio. 


“Nosso objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre o tema, sobre a necessidade de estarmos atentos aos sinais e sintomas do câncer em nossas crianças, foi alcançado com sucesso. O trabalho continua e seguimos para que mais pessoas saibam que a cura é possível se o diagnóstico for precoce”, ressaltou Dryele.


No próximo ano, a atividade da Mobilização Passos que Salvam deve ser voltada para um torneio de futebol para crianças.


Mobilização Passos que Salvam

A Mobilização Passos que Salvam é um projeto do Hospital de Amor que tem 12 anos e o objetivo de alertar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. As atividades são realizadas em diversas cidades na mesma data anualmente, mas as ações de conscientização acontecem durante o ano todo por meio das madrinhas de cada município.


De acordo com o hospital, 70% das crianças com câncer podem ser curadas quando o diagnóstico é precoce. Contudo, crianças e adolescentes chegam aos centros especializados de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, o medo do diagnóstico e até́ desinformação da equipe de saúde.


O diagnóstico, muitas vezes, é prejudicado pela semelhança dos sinais e sintomas da patologia com doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento de toda sociedade sobre o câncer infantojuvenil é determinante para o diagnóstico rápido e seguro. Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. 


Existem diferentes sinais pelos quais pode-se supor que uma criança sofre de algum tipo de câncer. Portanto, é preciso ficar atento aos seguintes sintomas:


Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não somem;

Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;

Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;

Aumento no tamanho da barriga;

Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.


Para saber mais, acesse: www.hospitaldeamor.com.br/passosquesalvam


Notícias Relacionadas »
Comentários »