28/06/2017 às 09h30min - Atualizada em 28/06/2017 às 09h30min

Pequenas mudanças, novos ambientes

Melissa Fronner
Divulgação/Internet
Cansado da cara da sua sala. Quer mudar radicalmente tudo, do chão ao teto. Folheia revistas e faz books on-line de tendências e soluções perfeitas para o cômodo. Falta só a ação. Se o retrofit se faz tão necessário, mas não há tempo, verba e vaga entre as prioridades, o jeito é apelar para mudanças pontuais capazes de realizar algumas maravilhas e, pequenas alterações mudarão a cara do seu espaço.
Segue algumas dicas:

Efeito concreto: Que tal mudar a cor das paredes de sua sala?
O cinza é o novo bege, e o efeito de concreto – que vem do estilo industrial – ganha espaço. Com a técnica que lembra o cimento queimado, a sala recebe sofisticação e ares contemporâneos. Onde a parede não fica monótona, ganha um aspecto aveludado, e ainda continua neutra.
 

Quadros e molduras: Deixe sua história nas paredes.
Emoldure o que você tem de mais interessante em casa. Resgate fotografias, gravuras, pinturas. Podem ser obras de arte, ampliações de uma foto de família, de uma lembrança de viagem. E quanto mais variado for o estilo do que estiver emoldurado, mais interessante fica.

 

Mesa de centro: Mais que um apoio.
Ela não é só um mero objeto de decoração da sala. A mesa de centro é apoio para a bandeja que vai servir o café para seus amigos, espaço para deixar livros e fotos de família que vão entreter quem visita a casa, e também expõe objetos que refletem  a personalidade do morador.
 

Acessórios para o sofá: Quer mudar o sofá?
Não precisa trocar a peça para transformar a sua sala. Faça alterações nos acessórios que compõem o móvel. A troca de estilo das almofadas, para quebrar a seriedade do espaço, ou mesmo alegrar e até dar movimento para o ambiente. E agora, no inverno, os xales podem fazer esse mesmo papel, ou até quem sabe uma capa de sofá.
 

Pequena sala? Vamos acertar nos móveis!
Algumas mudanças no mobiliário podem renovar a sua sala. Nesta, projetada pelo arquiteto Leandro Garcia, o tampo da mesa de vidro é visualmente mais leve, parecendo ocupar menos espaço. O sofá sem braços, desenhado sob medida pelo arquiteto, e o tapete listrado promovem pequenas ilusões de ótica que dão a sensação de amplitude.

Versatilidade, item fundamental:
Móveis com várias funções são fundamentais nos pequenos espaços. A sala desta quitinete de 30 m² é integrada, sendo o estar, o jantar e a cozinha instalados no mesmo ambiente. Para facilitar a vida do morador, a mesa é bastante versátil. Ela pode ser transformada em mesa de centro, ou de jantar, fazendo com que o mesmo espaço receba diferentes usos.
 
Iluminação:
Se a sua sala tem iluminação difusa, ela pode se transformar com um trilho de luzes pontuais. Dependendo do ambiente, os focos de luz podem realçar, por exemplo, uma mesa de jantar e os quadros apoiados na parede. O que deixa o clima também fica mais intimista.
Cortinas:
As cortinas são um diferencial, mas geralmente ficam para o fim da decoração. A escolha do tecido, da cor e do tipo de instalação interfere no estilo que você quer dar para sua sala.  A opção desejada pode dar ares contemporâneos ou tradicionais ao projeto.
 
Valor sentimental:
Peças com história de família, um presente de alguém querido, devem ter seu destaque. É preciso valorizar e respeitar a história, porque o valor agregado em um objeto está além de tendências e modismos.
 
... E ainda assim está inseguro (a)?
 
Entre em contato conosco, através do email: [email protected], que podemos te ajudar!
 
Eu sou Melissa Fronner, Arquiteta de Interiores.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »