23/06/2017 às 14h52min - Atualizada em 23/06/2017 às 14h52min

Santão da Usina volta ao seu local de origem

Redação
Portal Atualidade
Valorizar a história de Santa Bárbara d’Oeste e de seus monumentos. Com esse objetivo, o Santão da Usina Santa Bárbara retornou ao seu local de origem hoje (23). O monumento deixou a frente da capela da Usina e voltou ao espaço que anteriormente era a estrada que ligava a cidade com a Usina, em área hoje localizada no Residencial Dona Margarida.

A mudança do Santão é pedida há anos por antigos moradores da Usina, que inclusive coletaram assinaturas em abaixo-assinado. Além da antiga solicitação, a Associação dos ex-moradores da Usina foi consultada e aprovou a mudança em reunião do último sábado (10). O mesmo ocorreu com o Codepasbo (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara), que aprovou a ação durante reunião no dia 5 de junho.

“A mudança valoriza a tradição, a cultura e o folclore de Santa Bárbara d’Oeste. Vamos garantir a originalidade e resguardar a história desse monumento. O Codepasbo e a Negadinha da Usina foram devidamente consultados e aprovaram a mudança que segue nos próximos dias. Vamos entregar, na abertura da Festa da Negadinha da Usina o novo espaço que abrigará o Santão”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix Carneiro.

Importada da França pela Família Alves, a imagem do Cristo Redentor foi inaugurada em 1930, em Missa Campal. Com o passar dos anos, a imagem no “Caminho dos Flamboyants” ficou conhecida como “Santão da Usina”. 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »