23/08/2023 às 18h59min - Atualizada em 23/08/2023 às 18h59min

Zoológico de Americana recebe ariranha do Amazonas

Redação
Marília Pierre/Prefeitura de Americana

 


O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana recebeu, nesta quarta-feira (23), um novo morador: uma ariranha macho, jovem, chamada Uarini, nome da cidade de procedência do animal, no Amazonas. Altamente ameaçado de extinção, ele foi resgatado em 31 de maio por um grupo composto de membros do Instituto Mamirauá, Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.


A ariranha foi levada até a cidade de Tefé, sendo transportada em um voo até Manaus, onde ficou alojada temporariamente no INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Recebeu o nome de Uarini em homenagem à cidade onde foi resgatada.


Nesta quarta-feira, a ariranha foi transportada, no trecho Manaus-Guarulhos, pela empresa aérea LATAM, por meio do Programa Voo Solidário, que transporta gratuitamente animais ameaçados de extinção, em colaboração com os programas de Conservação de Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, coordenados pela AZAB – Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil.


De acordo com a LATAM, com o transporte do macho de ariranha, chega a 55 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.


O transporte via terrestre da ariranha de Guarulhos até Americana foi feito pela Prefeitura de Americana.


O Zoo Americana já tinha um recinto à disposição para receber o novo habitante. O espaço recebeu manutenção e ambientação, especialmente com relação aos portões, piso e pintura. O antigo recinto pertencia à ariranha Jhonny, como era conhecido, um idoso de quase 20 anos, que morreu em abril de 2022.

A ariranha Uarini ficará, inicialmente, na área de cambiamento (restrita) no recinto e, posteriormente, poderá receber a visitação pública, segundo a bióloga do Parque Ecológico, Silvia Maria de Campos Machado Ortolano.


O secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, ressaltou a importância da parceria para a conservação e reprodução da espécie. “Americana está muito feliz em receber um indivíduo de ariranha macho, para que a espécie seja conservada e, futuramente, possamos encontrar uma fêmea para a reprodução. A escolha do município para o abrigo do animal demonstra que a estrutura do nosso Zoo é adequada para que o animal, que está ameaçado de extinção, seja bem cuidado e receba o carinho dos visitantes”, disse Fabio.


A espécie ariranha vive na região Amazônica e pode aparecer também no Pantanal, em grupos familiares e é um predador de peixes. Distingue-se claramente das outras lontras por suas características morfológicas, especialmente pela forma da cauda, que nas lontras é roliça e nas ariranhas, achatada.


Tem o maior comprimento corporal de todas as espécies da família. Os machos têm entre 1,5 e 1,7 metro de comprimento da cabeça à cauda e as fêmeas entre 1 e 1,5 metro.


É bem adequada para uma vida aquática, podendo fechar as orelhas e o nariz enquanto está debaixo d'água. É um animal especialmente barulhento, com um complexo repertório de vocalizações.


A ariranha possui pelo extremamente denso, tanto que a água não consegue penetrar na pele. Seu toque aveludado torna o animal muito procurado pelos comerciantes de peles e tem contribuído para seu declínio.  



Notícias Relacionadas »
Comentários »