11/07/2023 às 11h27min - Atualizada em 11/07/2023 às 11h27min

Oficinas de Férias começam nesta quarta-feira no Parque Ecológico de Americana

Redação
Divulgação


Começa nesta quarta-feira (12) o "Arraiá EducaZoo", no Parque Ecológico Municipal "Engenheiro Cid Almeida Franco" – Zoo Americana. Ao todo, serão promovidas, até o dia 14, três oficinas educativas destinadas a crianças a partir de 7 anos de idade. O evento é organizado pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antes de começar as oficinas, das 13h às 13h30, na portaria do Parque. Serão disponibilizadas 25 vagas por oficina.

Serão abordados os temas "Identificando os papagaios do Zoo", no dia 12; "Conhecendo os pequenos primatas do Zoo", no dia 13; e "Diferenciando as onças-pintadas do Zoo", no dia 14.

As atividades serão realizadas das 13h30 às 16h, no coreto do playground do Parque Ecológico. Haverá barraca de pipoca e amendoim no estacionamento para distribuição às crianças que forem visitar o Parque, mediante a apresentação de um voucher.

Os temas das oficinas serão desenvolvidos pela equipe do Setor de Educação Ambiental do Parque Ecológico. Haverá atividades lúdicas, pintura, jogos e visitas monitoradas aos recintos para acompanhamento do trabalho de enriquecimento ambiental, técnica usada para melhorar a movimentação dos animais, segundo a bióloga Silvia Maria de Campos Machado Ortolano.

Os recintos serão decorados com os temas juninos e caracterizados de acordo com a alimentação específica de cada animal. "O objetivo é que os participantes possam se aproximar mais dos animais e conhecer os hábitos alimentares de cada um", explicou Silvia.

Nesta abordagem, os papagaios receberão pinhão e milho e o recinto será decorado com palhas. Os micos terão palitos de frutas e as onças, espetos de carne, em alusão às fogueiras, típicas nas festas desta época do ano.

O secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, falou sobre a importância da ação para a educação ambiental e para a interação das crianças. "São ações pensadas em trabalhar os temas abordando as informações sobre os hábitos alimentares dos animais, despertando a curiosidade das crianças, promovendo a educação ambiental e a interação com o meio em que vivem, enfatizando a preservação das espécies", disse Fabio.  

O endereço do Parque Ecológico de Americana é Avenida Brasil, 2525, Jardim Ipiranga.


Parque Ecológico abre também às terças-feiras nas férias escolares



Uma boa notícia para as crianças em férias escolares. O Parque Ecológico Municipal "Engenheiro Cid Almeida Franco"´- Zoo Americana abrirá também às terças-feiras, das 8h às 17h, no mês de julho. A novidade, que começa a partir desta terça (11), tem o objetivo de proporcionar mais opções de lazer neste período, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana. 

Será um dia a mais à disposição da população, neste mês. O Parque Ecológico abre normalmente de quarta a domingo, e está localizado na Avenida Brasil, 2.525, no Jardim Ipiranga, numa área de 120 mil metros quadrados. O Zoológico abriga cerca de 400 animais, entre répteis, aves e mamíferos, mais de 103 espécies diferentes, sendo que 80% das espécies pertencem à fauna brasileira, e várias estão ameaçadas de extinção.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou de forma online. Custam R$4 para pessoas de 12 a 59 anos, e R$2 para crianças de 6 a 11 anos acompanhadas de um adulto. Estudantes pagam meia. Não pagam ingresso menores de 5 anos, maiores de 60 e pessoas com deficiência.

Para a compra online, é necessário acessar o site da Prefeitura de Americana,
www.americana.sp.gov.br e clicar no ícone "Portais", Parque Ecológico, e acessar o link "ingressos".

O telefone do Parque é o 3406-2075.

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »