24/05/2023 às 13h33min - Atualizada em 24/05/2023 às 13h33min

Pulmão gigante no Hospital Municipal alerta para os perigos provocados pelo cigarro

Redação
Divulgação



Um pulmão gigante inflável será instalado em frente ao Hospital Municipal "Dr. Waldemar Tebaldi", de Americana, na próxima segunda-feira (29), e poderá ser visitado das 8h às 16h. O objetivo da iniciativa é destacar o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) e alertar a população sobre as consequências do cigarro.

 

A ação é organizada por meio de uma parceria entre o Grupo SOnHe (formado por oncologistas e hematologistas que atuam em hospitais e unidades de tratamento de câncer em Campinas e Americana) e a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes - organização social responsável pela administração do Hospital Municipal, Unacon (Centro de Oncologia de Americana) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.  

 

Rafael Luís do Carmo, oncologista do Grupo SOnHe e coordenador da Unacon de Americana, explica que ações como essa devem ser constantes para sensibilizar os fumantes e alertar aqueles que ainda não experimentaram o cigarro. "Quanto mais informação as pessoas tiverem, mais capacidade de discernimento elas desenvolvem, até perceberem que o cigarro é um perigo", reforça o oncologista.

 

A conscientização deve ser um esforço coletivo, salienta Danilo Carvalho Oliveira, secretário de Saúde de Americana. "Acreditamos que essa união de esforços seja extremamente importante para a população tomar consciência sobre os perigos que envolvem o cigarro", explica o secretário.

 

A diretora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, Andréia Santos, salienta a importância da ação pelo fato do tabagismo ser o responsável direto por cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão. 

 

"Anualmente, o consumo do tabaco e seus derivados causa o surgimento de mais de 32 mil novos casos de câncer no sistema respiratório (traqueia, brônquios e pulmão), entre mulheres e homens brasileiros", alerta a diretora da OS. 

 

Números do tabagismo

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 12,8% das pessoas se apresentavam como fumantes.

 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tabaco é responsável por mais de 8 milhões de óbitos anualmente em todo o mundo, sendo que 7 milhões de mortes resultam do uso direto e 1,2 milhão das vítimas são não-fumantes, ou seja, fumantes passivos (pessoas expostas à fumaça). O tabagismo, porém, ainda é a maior causa evitável de mortes por câncer e outras complicações.

 

Informações compiladas no site do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam que o tabaco provoca a morte de 443 brasileiros por dia, além de gerar custos de mais de R$ 125 bilhões, todos os anos, no sistema de saúde e na economia nacional. 

 

Câncer de pulmão

O câncer pulmonar é a principal causa de óbitos provocados pelo cigarro. Foi responsável, por exemplo, pela morte da cantora Rita Lee, no começo de maio. Fumante desde os 22 anos, a artista descobriu o câncer 50 anos depois e manteve o tratamento por dois anos.

 

Trata-se do segundo tipo de câncer mais incidente no mundo. De acordo com a OMS, cerca de 2,2 milhões de novos casos de câncer de pulmão são diagnosticados por ano, o que representa 11,4% dos casos de câncer registrados globalmente. 

 

Estimativa do INCA sinaliza que, no Brasil, 15 mil novos casos da doença serão registrados por ano durante o triênio 2023-2025. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »