03/04/2023 às 12h22min - Atualizada em 03/04/2023 às 12h22min

Nathália Camargo protocola projeto de lei “Policiamento nas Escolas”

Redação
Divulgação

 


A vereadora Nathália Camargo protocolou nesta segunda-feira (03) um projeto de lei que permite ao Poder Executivo implementar a segurança nas escolas municipais através da Guarda Municipal de Americana (Gama). 


propositura visa garantir a integridade física e psicológica dos alunos, professores e demais funcionários. Também estabelece que a escola municipal poderá contar com, no mínimo, dois agentes Gama presentes durante o horário das aulas, conforme escala de serviço.


Além disso, a Gama ficaria responsável pela segurança das escolas municipais, devendo atuar de forma preventiva e ostensiva, sem prejuízo da contratação de empresa terceirizada, na forma da Lei.


“A atuação da Guarda Municipal de Americana pode ser uma solução viável e efetiva para essa questão. A autarquia é uma força de segurança municipal que possui a função de proteger o patrimônio público e garantir a segurança dos cidadãos”, justificou a parlamentar. 


Nathália ainda destacou a importância da implantação do projeto. “A presença da Gama nas escolas municipais pode trazer diversos benefícios para a segurança dos alunos, professores e funcionários, podendo ajudar a prevenir a entrada de pessoas não autorizadas nas escolas, bem como monitorar o comportamento de indivíduos suspeitos. Além disso, a Guarda Municipal de Americana pode orientar e conscientizar os alunos e professores sobre segurança pessoal e coletiva, promovendo a cultura de paz e prevenção à violência”. 


O projeto tramitará pelas comissões internas do Poder Legislativo antes de ir para votação plenária.


Notícias Relacionadas »
Comentários »