30/03/2023 às 22h40min - Atualizada em 30/03/2023 às 22h40min

EXCLUSIVO: Adolescente esfaqueia colega na saída de escola em Americana

Amanda Sabino
Portal Atualidade

 


Um adolescente de 12 anos levou uma faca para a escola e esfaqueou um colega de sala na saída. O caso, que aconteceu há 15 dias na Escola Estadual Dr. Heitor Penteado, localizada na região central de Americana, tem gerado medo e insegurança entre alunos e professores da instituição, especialmente após o episódio ocorrido numa escola estadual de São Paulo na última segunda-feira (27), que culminou com a morte de uma professora e deixou outras quatro pessoas feridas.


De acordo com o relato de uma mãe (que pediu para ter sua identidade preservada) dado com exclusividade ao Portal Atualidade, no último dia 13 dois alunos do sétimo ano do período vespertino teriam trocado tapas e agressões na escola por motivos desconhecidos. No dia 15, um dos adolescentes envolvidos na briga levou uma faca para a escola dentro da mochila, sem que ninguém percebesse. No horário da saída da escola, já na rua, ele teria esfaqueado o outro adolescente pelas costas. 


A vítima foi socorrida ao hospital, onde recebeu cuidados médicos. Após a alta hospitalar, a família do adolescente ferido procurou a escola e a delegacia para registrar o ocorrido. 


No dia seguinte, o agressor teria tentado entrar normalmente na instituição de ensino para frequentar as aulas, mas foi barrado pela direção, que imediatamente entrou em contato com sua família, que afirmou que desconhecia a agressão.


Ao ser questionado sobre o ocorrido, o aluno teria dito que “queria matar, mas não conseguiu”. Diante do caso, ele foi expulso da escola. Já o adolescente agredido, por opção da própria família, foi transferido para outra unidade de ensino. 


Questionada sobre o assunto, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) informou que repudia todo e qualquer ato de violência dentro ou fora das escolas e que a direção da instituição de ensino tomou todas as providências na ocasião.


“A equipe gestora tomou todas as providências quando o caso ocorreu, acionando e orientando os responsáveis dos alunos envolvidos. A unidade está em contato com às famílias e prestando todo suporte necessário ao aluno. A Seduc ressalta que as escolas da rede estadual estão atentas aos comportamentos dos estudantes, atuando com a escuta ativa e mediação, buscando solucionar os conflitos identificados. Periodicamente, a equipe CONVIVA SP - Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – promove encontros formativos junto aos COE (Coordenador de Organização Escolar) cujas pautas são voltadas à promoção da cultura da paz, à valorização da vida e à mediação de conflitos”, informou a Seduc, por meio de nota.


O Portal Atualidade não conseguiu contato com os adolescentes envolvidos na ocorrência, bem como seus familiares, para comentar os fatos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »