07/03/2023 às 20h14min - Atualizada em 07/03/2023 às 20h14min

Câmara de Americana apoia campanha “Março Roxo”

Redação
Divulgação


A Câmara Municipal de Americana manifesta oficialmente seu apoio à campanha Março Roxo de conscientização e defesa dos direitos das pessoas com epilepsia. O legislativo irá adotar uma série de ações ao longo do mês, em atendimento à lei municipal nº 6.398/2020, de autoria do presidente da Casa, vereador Thiago Brochi (sem partido), que incluiu o Março Roxo no calendário oficial de eventos do município.


Como parte das ações de apoio à campanha, o legislativo americanense distribuiu laços roxos e panfletos com informações sobre o tema a funcionários e vereadores e adotou uma decoração temática na cor roxa na fachada do prédio e na Mesa Diretora do Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. 


A tribuna livre da sessão ordinária desta terça-feira (7) contou com a presença da neuropsicóloga Veviane Spergue, fundadora do Movimento de Apoio à Pessoa com Epilepsia (MAPE Americana), e do neurocientista Dr. Li Li Min, professor titular da Unicamp, médico e gestor, para falar temas relacionados ao distúrbio, causas, sintomas, tratamento e direitos das pessoas com epilepsia.


Publicações nas redes sociais ao longo de todo o mês de março completam as iniciativas de conscientização. A campanha teve início em 2008, no Canadá, e celebra anualmente no mundo todo, no dia 26 de março, o “Purple Day” (Dia Roxo), dedicado à reflexão sobre a epilepsia, suas formas de tratamento e prevenção.


“A epilepsia é o distúrbio do cérebro mais comum em todo o mundo. Pessoas com epilepsia apresentam maior dificuldade para inclusão em diversos aspectos da sociedade. Essa realidade em parte é devido ao desconhecimento e à falta de informação sobre mecanismos sociais que amparem e assegurem o direito das pessoas com epilepsia de forma contínua. O objetivo da lei e deste apoio da Câmara ao Março Roxo é exatamente promover ações educativas sobre a conscientização do distúrbio e dos direitos dessa população”, comentou o presidente da Câmara e autor da lei municipal, vereador Thiago Brochi.


Notícias Relacionadas »
Comentários »