28/02/2023 às 19h40min - Atualizada em 28/02/2023 às 19h40min

Americana abre inscrições para curso de costura industrial gratuito

Redação
Divulgação


Foram abertas nesta segunda-feira (27) as inscrições para três cursos gratuitos de costura industrial no CUCA - Centro Universidade do Conhecimento de Americana, por meio do Programa Futuro Certo. Serão oferecidos cursos de Treinamento em Costura; Modinha - Feminina e Masculina; e Retalhos com Técnicas de Patchwork.


As inscrições podem ser feitas até 1º de março, das 8h30 ao meio-dia e das 13h às 16h30, na Rua Anhanguera, nº 16 (em frente ao Mercado Municipal). As aulas estão previstas para começar em 7 de março.


Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros também vão receber inscrições no mesmo período do CUCA. Pessoas desempregadas terão prioridade no preenchimento das vagas.


Para a inscrição é necessária a apresentação de carteira de identidade, CPF ou carteira de motorista e comprovante de endereço. A idade inicial para participar é 18 anos.


O objetivo dos cursos é a formação de mão-de-obra qualificada em costura industrial, capacitando os alunos em máquinas de ponto fixo (reta), overloque, interloque e galoneira, preparando-os para o mercado de trabalho nas indústrias de confecção ou para exercerem o ofício como autônomos. Ao todo, são 12 vagas para cada um dos três cursos.


O curso de Costura Industrial Básica nível I (treinamento em costura) tem carga horária de 135 horas, com aulas de segunda a quinta, das 8h às 11h. Nesse módulo, os alunos aprendem a lidar com as primeiras costuras nas máquinas industriais reta e overloque. Não é necessário saber costurar para participar neste primeiro nível.


O curso de Costura Industrial Básica Nível II (Modinha Feminina e Masculina), aborda o conhecimento das máquinas industriais galoneira e interloque. A carga horária é de 103 horas, com aulas de segunda a quinta, das 13h às 15h30. Por se tratar de um nível avançado no campo da costura, os interessados deverão ter conhecimento prévio em máquinas de costura industrial, pois farão teste com a professora para permanecerem no curso.


O Nível III (Retalhos com técnicas de Patchwork) utiliza máquinas reta e overloque para trabalhar, principalmente, com resíduos têxteis para confecção de ecobags, capas de almofadas, aventais, entre outros acessórios. Com carga horária de 94 horas, as aulas são ministradas de segunda a quinta, das 15h30 às 18h. Os interessados deverão ter conhecimento prévio em máquinas de costura industrial.


Notícias Relacionadas »
Comentários »