17/06/2017 às 16h42min - Atualizada em 17/06/2017 às 16h42min

Nova Odessa ‘ganha’ um bebê por dia em 2017

Estatísticas de Secretaria de Saúde apontam que foram registrados 121 partos nos primeiros quatro meses do ano

Redação
Internet

O número de nascidos em Nova Odessa, de janeiro a abril deste ano teve aumento de 26%, se comparado com o mesmo período de 2016. Isso representa que a cidade ‘ganhou’, em média, um bebê por dia.
Nos quatro primeiros meses deste ano foram registrados 121 partos na maternidade do Hospital Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, enquanto que em 2016 o número foi de 96 partos. É o que demonstra a estatística de atendimento na rede pública de saúde, divulgadas em audiência pública pela Secretaria de Saúde.
 

No período citado, o maior número de nascimentos é de meninas,63 enquanto que o de menino é de 58. Do total, 43 partos foram normais e 78 cesarianas.

Para o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, o aumento no número de nascimentos registrados no hospital municipal pode estar relacionado ao crescimento populacional do município. “Recebemos muitos novos pacientes, principalmente a partir do segundo semestre do ano passado. Isso pode ser reflexo da situação econômica do país, que fez muitas pessoas migrarem para a rede pública, assim como ao crescimento da população de Nova Odessa, já que a cidade tem sido procurada por muitas famílias por apresentar bons índices de qualidade de vida”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Cocato, nestes primeiros quatro meses, não foram registradas nenhuma morte de crianças de 0 a 11 meses. Sobre a diferença entre o número de cesarianas e partos normais, o secretário explicou que esta é uma decisão médica, que leva em consideração o quadro de cada paciente.


PRIMEIRA
– Quem puxou a fila dos nascimentos em 2017 foi Isabelle Valentina, que nasceu prematura e de parto normal no dia 3 de janeiro. A mãe, Julia Meys Soares, de 21 anos, fez o acompanhamento de pré-natal corretamente na UBS (Unidade Básica de Saúde) 2, no Jardim São Jorge, e tomou um susto quando Isabelle ‘resolveu’ vir ao mundo com 35 semanas de gestação.


 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »