13/06/2017 às 10h17min - Atualizada em 13/06/2017 às 10h17min

Unidades de saúde recebem novos aparelhos de eletrocardiograma

Redação
Reprodução

Por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a organização social ISSRV (Instituto Social Saúde Resgate à Vida), sete unidades de saúde de Sumaré começaram a receber nesta semana novos aparelhos para a realização de eletrocardiogramas. O objetivo é atender às unidades que não contavam com este equipamento ou repor aqueles que estavam em manutenção, ampliando a oferta deste tipo de exame oferecido pela Rede Municipal de Saúde.

Os equipamentos serão instalados no CIS (Centro Integrado de Saúde) de Nova Veneza, no CS II do Centro, no PA (Pronto Atendimento) Nações e no PACS Denadai, na Área Cura, USF (Unidade de Saúde da Família) Nova Terra, na região do Matão, na USF Lucélia, região do Picerno, e no PA Maria Antonia. Com esta distribuição, a população de todas as regiões da cidade terá o exame garantido.

O ISSRV – organização social que em maio deste ano assumiu os serviços na UPA Macarenko e no PA Matão –, destinou os aparelhos ao município em forma de "comodato" (empréstimo), até que a Prefeitura conclua o processo licitatório para a aquisição de novos eletrocardiogramas para o município.

"O eletrocardiograma é um exame preventivo realizado para acompanhar a saúde do coração e muitos pedidos médicos que estavam na fila de espera agora poderão ser agilizados, garantindo o acesso dos pacientes aos serviços ofertados pela rede", explicou o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Vicente.

O eletrocardiograma (ECG) registra a variação da atividade elétrica do coração. O exame é indicado como parte da análise de doenças cardíacas, em especial as arritmias, e também é muito útil no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, juntamente com a dosagem das enzimas cardíacas. 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »