23/06/2022 às 17h09min - Atualizada em 23/06/2022 às 17h09min

Operação prende servidores e ex-servidores de Limeira por fraude no IPTU

Redação
Reprodução/Facebook
Nove pessoas foram presas em Limeira em decorrência de fraudes de dívida do IPTU. Ao todo, foram expedidos 12 mandados de prisão, mas até o momento apenas nove foram detidos, sendo um servidor da Secretaria da Fazenda e um ex-servidor da pasta, um servidor aposentado, um servidor da Secretaria de Administração, um da gestão estratégica e um do Urbanismo, além de outras três pessoas ainda não identificadas.


 
A Prefeitura de Limeira, a Polícia Civil e o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) de Piracicaba, deram uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (23) para divulgar balanço da operação deflagrada no período da manhã, que visava servidores e ex-servidores públicos envolvidos no esquema.
 
De acordo com as investigações, os casos ocorrem há pelo menos seis meses e o prejuízo aos cofres públicos podem chegar a R$ 3 milhões. A operação terá, ainda, uma segunda etapa para investigar os contribuintes que se beneficiaram do esquema.
 
Segundo informações dadas durante a coletiva, o esquema foi descoberto em março e a empresa fornecedora do software abriu o sistema de backup de segurança para confrontação dos registros existentes com as movimentações dos dados, situação que acabou por revelar divergências, além da criação de login de usuário falso. Inicialmente, a fraude se caracterizou pelo cancelamento de dívidas.
 
As secretarias de Urbanismo, Fazenda, Assuntos Jurídicos e Segurança Pública da prefeitura forneceram informações à Polícia Civil para auxiliar na identificação dos envolvidos no esquema, entre os quais servidores e ex-servidores públicos.
 
Os envolvidos captavam clientes interessados em cancelar suas dívidas, adulteravam documentos públicos, violavam os sistemas, forjavam escrituras públicas para fins de registro em Cartórios de Imóveis, além de coagir inquilinos de imóveis fraudados e ameaçar servidores públicos.

Notícias Relacionadas »
Comentários »