13/05/2022 às 20h58min - Atualizada em 13/05/2022 às 20h58min

Noites Frias: Americana terá abrigo emergencial para pessoas em situação de rua

Redação
Crislaine Fernandes/Prefeitura de Americana

O prefeito de Americana Chico Sardelli anunciou, na tarde desta sexta-feira (13), a ação "Acolher com Amor - Abrigo Emergencial para Pessoas em Situação de Rua", que será realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e Fundo Social de Solidariedade, em parceria com as instituições Vinde à Luz e Fraternidade Guardiões da Imaculada. O objetivo é oferecer alimentação, banho, abrigo, pernoite e cuidados à população em situação de rua no período do frio. O serviço de acolhimento emergencial terá início na terça-feira (17), na Casa de Passagem da Obra de Imaculada, localizada na Rua Carlos Gomes, 155, no Centro. Os animais de estimação dos abrigados também receberão acolhimento.



A população poderá fazer doações de alimentos, agasalhos (feminino, masculino e infantil), colchão, travesseiro, lençol, fronha, meias, chinelos, toalhas de banho, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupa íntima (nova), entre outros itens, que podem ser entregues, a partir de segunda-feira (16), preferencialmente no Fundo Social (Rua das Poncianas, 930B, Jardim Glória), das 8h às 16h, ou no próprio Abrigo Emergencial (Rua Carlos Gomes, 155, Centro). O Fundo Social vai centralizar as arrecadações e coordenar as doações que serão utilizadas no abrigo emergencial e também para as famílias em situação de vulnerabilidade social e entidades assistenciais cadastradas.  


“Estamos aqui hoje para anunciar uma grande obra social, de carinho e amor ao próximo. Não poderíamos deixar de pensar nas pessoas que não têm abrigo, principalmente no período do frio, reforçando as ações e cuidados. Para isso, contamos com o apoio das instituições Vinde à Luz e da Fraternidade Guardiões da Imaculada, que farão este atendimento, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Fundo Social, em parceria com as demais secretarias, Guarda Municipal, Defesa Civil, entre outros parceiros, colaboradores e população", destacou o prefeito. "Criamos em março de 2021 o Programa para a Atenção à População em Situação de Rua e o Comitê Intersetorial, que tem realizado várias ações desde então para atender as políticas públicas e melhorar a vida das pessoas em vulnerabilidade. Ano passado, no abrigo provisório na Fidam, também tivemos muitas parcerias e esta necessidade existe, mas também existem pessoas que trabalham para ajudar. Agradeço o comprometimento de todos. Os trabalhos não param e agora anunciamos a ação Acolher com Amor, que com muito empenho e dedicação da nossa equipe e dos parceiros também terá bons resultados para que a integridade da população em situação de rua seja preservada e assegurada”, afirmou Chico.


O vice Odir falou do trabalho em conjunto em prol da população em situação de rua. “Agradeço estar ao lado do prefeito Chico para anunciar esta ação tão importante para a cidade. Estamos trabalhando para jamais deixarmos desamparadas as pessoas que mais precisam neste momento. É uma ação de união”, ressaltou.


De acordo com a secretária da SASDH, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, os serviços serão concentrados no Abrigo Emergencial, que vai funcioanr na sede da Casa de Passagem, que já atende a população em situação de rua. “A Associação Vinde à Luz fará o atendimento no local também, reforçando o serviço e, se necessário, estenderá o atendimento para a sua sede. No ano passado, nos surpreendemos com a solidariedade da população de Americana, quando montamos o abrigo na Fidam, momento em que o prefeito Chico pediu atenção especial para acolher os desprotegidos. E hoje lançamos esta ação com a união das secretarias, instituições, Fundo Social. Que seja um projeto poderoso e abençoado. Agradecemos pela parceria e envolvimento de todos nesta ação em prol da população em situação de rua”.


A presidente do Fundo Social, Lionela Ravera Sardelli, falou da importância da ação e das doações: “É um momento importante para ajudar realmente as pessoas que precisam de abrigo. Agradeço a Vinde à Luz e à Fraternidade Guardiões da Imaculada e a todos os colaboradores. Temos muito trabalho a ser executado e contamos mais uma vez com a solidariedade da população para ajudar nas doações”.


O presidente da Câmara Municipal, Thiago Martins, ressaltou a preocupação da Administração para o atendimento imediato da população em situação de rua. "Nos primeiros dias de governo, veio o momento de abrigar do frio as pessoas que estavam vulneráveis nas ruas da cidade e a pandemia da Covid-19 estava no auge, mas o prefeito Chico enfrentou as dificuldades e procurou as soluções. Muitos não aceitam ser acolhidos e é um desafio ao Poder Público, pois sabemos que é difícil o convencimento para a pessoa ir para o abrigo. O abrigo também irá aceitar os animais de estimação da população em situação de rua e isso é muito positivo. A preocupação do governo do prefeito e secretários em se unirem, com apoio da Câmara, dos vereadores, é uma causa para ser apoiada, enquanto alguns querem retirar essas pessoas da cidade, aqui a prefeitura busca soluções para resolver a questão e isso nos orgulha. É um trabalho árduo, sério, estamos lidando com pessoas”.


O serviço de acolhimento emergencial para população em situação de rua será realizado em parceria com a Associação Vinde à Luz e a Associação Fraternidade Guardiões da Imaculada, que presta serviço na Casa de Passagem Obra da Imaculada, entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para execução destes serviços. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Assistência Social (SASDH) e Fundo Social de Solidariedade, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), em conjunto com Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretarias de Meio Ambiente, da Saúde, Obras e Serviços Urbanos, Comunicação e Tecnologia da Informação, entre outros parceiros.


Em março e 2021, o prefeito Chico Sardelli lançou, por meio do Decreto Municipal nº 12.640, o Programa para a Atenção à População em Situação de Rua. Foi criado o Comitê Intersetorial do Programa de Atenção à População em Situação de Rua, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com o objetivo de fazer o diagnóstico e a elaboração da política de atendimento integrado, com a estruturação da rede de atendimento, e estudos para a implantação a Casa de Passagem para pessoas em situação de rua.


Participaram do anúncio os secretários de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira; de Gestão de Convênios, Vinícius Zerbetto; de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros; de Cultura e Turismo, Márcia Gonzaga; de Comunicação e Tecnologia da Informação, Allisson Roberto; o coordenador da Defesa Civil, João Miletta; o presidente da Fusame, Fábio Beretta Rossi; o secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner, representando o secretário de Saúde Danilo Oliveira; o inspetor Wendeo, representando o diretor da Guarda Municipal, Marco Aurélio da Silva; o presidente da Vinde à Luz, Luiz Augusto Roberto; o presidente da Associação Fraternidade Guardiões da Imaculada, Ricardo Maria;  Nilza Tavoloni e Eliane Biovezan Bruno, da Associação Vinde à Luz; a diretora de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra, a técnica de referência da SASDH, Maria Clara dos Santos Graciano, os vereadores Leco e Silvio Dourado; os secretários adjuntos Dener Chimeli, Neto Franzato e Márcio Leal, chefe de gabinete da Secretaria de Gestão de Convênios, Karen Mirelle da Silva Neves entre outros convidados.


Notícias Relacionadas »
Comentários »