26/04/2022 às 14h17min - Atualizada em 26/04/2022 às 14h17min

Após manobra de vereadores, projeto sobre aterro sanitário é rejeitado em Americana

Redação
Divulgação

Após manobra dos vereadores de Americana, durante a sessão extraordinária desta terça-feira (26), o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município nº 2/2020, de autoria do vereador Gualter Amado (Republicanos), foi rejeitado. O projeto proibia a destinação de resíduos sólidos de outras cidades a aterros sanitários instalados em Americana. 



Para o projeto ser aprovado eram necessários treze votos favoráveis (quórum qualificado de dois terços dos vereadores). Mas o projeto acabou rejeitado por falta de quórum, após ter recebido dez votos favoráveis e nove abstenções. Os vereadores que se abstiveram foram: Thiago Martins(PV), Dra. Rosangela(Cidadania), Fernando da Farmácia(PTB), Gabriel Girardi(MDB), Leonora Périco(PDT), Marcos Caetano(PL), Marschelo Meche(PL), PR. Miguel Pires(Republicanos) e Thiago Brochi(PSDB).


Durante o uso da palavra, o vereador Gualter Amado, autor da propositura, defendeu a aprovação da alteração na Lei Orgânica do Município. “O poder público não tem nada a ganhar com a implantação de um aterro sanitário regional privado em Americana, às margens da represa Salto Grande. Nós vereadores temos a responsabilidade de evitar que a nossa cidade, que sempre foi conhecida como princesa tecelã, passe a ser conhecida como princesa do lixo”, argumentou.

 

“Americana depende da água da Represa do Salto Grande, uma água que já é poluída e que demanda altos investimentos para que possa ser utilizada. Agora imaginem essa água somada ao impacto ambiental de um aterro sanitário. Precisamos lutar pela vinda de melhorias para nossa cidade, não pela destinação de lixo de outros municípios”, comentou o vereador Dr. Daniel (PDT).

 

“Voto sim a esse projeto e, na legislatura passada, votei contrário à mudança que permitiu a destinação de resíduos de outras cidades. O aterro é um mecanismo ultrapassado, a tendência é que haja um compartilhamento de uma usina entre municípios próximos, porque segundo estudos uma usina consegue aproveitar até 80% do lixo. O espaço territorial de Americana é bem reduzido se comparado a outras cidades, e por tudo isso voto sim ao projeto”, falou o vereador Vagner Malheiros (PSDB).

 

“Entendo que Americana não deva receber lixo de outras cidades nesse momento por todos os problemas ambientais que isso vai trazer, tanto no médio quanto no longo prazo. Devemos tratar essa questão do resíduo sólido em Americana como uma questão de interesse socioambiental, e não como uma questão de interesses privados”, afirmou a vereadora Professora Juliana (PT).


Notícias Relacionadas »
Comentários »