25/03/2022 às 14h17min - Atualizada em 25/03/2022 às 14h17min

Americana realiza mutirão de consultas e exames neste sábado

Divulgação

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar, neste sábado (26), mais um mutirão de consultas e exames na área de cardiologia. Ao todo serão ofertadas 200 consultas e 60 testes ergométricos. Todos os procedimentos já foram agendados previamente pelo setor de regulação da Secretaria.



Desde o início dos mutirões por meio do Cismetro, em novembro de 2021, o município ofertou 694 consultas. Considerando as 382 consultas realizadas em ambulatórios durante a semana, o município contabiliza 1.076 de consultas ofertadas no período.

  

As consultas e os exames deste sábado serão realizados no Núcleo de Especialidades, das 8h às 17h, e o mutirão será feito por médicos contratados pelo Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde). A Secretaria de Saúde esclarece que o atendimento em cardiologia segue normalmente no decorrer da semana, pois, além dos mutirões, as consultas e os exames continuam por agendamentos na rotina.


O prefeito Chico Sardelli ressaltou a importância desta ação. "O nosso objetivo é zerar a fila por consultas em Americana e esses mutirões estão ajudando muito neste sentido. A saúde é nossa prioridade e estamos trabalhando para melhorar a cada dia o atendimento à população", afirmou.

 

De acordo com o setor de regulação da Secretaria, uma situação que vem se repetindo nos mutirões é o absenteísmo, chegando a 38% do total de consultas disponíveis. Isto acontece porque os moradores confirmam a consulta, porém não comparecem no dia e horário programados. “Esta é uma situação bem complicada, pois nós estamos confirmando por telefone as consultas, mas, infelizmente, muitas pessoas acabam não comparecendo no dia agendado. Isto gera um prejuízo aos outros usuários que estão na fila aguardando pela consulta”, explicou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

 

O secretário reforçou o apelo para que, após a confirmação da consulta, os moradores compareçam ao local indicado, contribuindo assim para a fluidez na demanda reprimida por consultas especializadas, bem como os exames, que também acabam sofrendo perdas na agenda pelo não comparecimento do paciente, mesmo depois de confirmada a presença para a realização dos mesmos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »