03/03/2022 às 15h10min - Atualizada em 03/03/2022 às 15h10min

Tivoli homenageia mulheres em exposição fotográfica

Divulgação
O Tivoli Shopping promove, de 8 a 20 de março, em parceria com o jornalista Wagner Sanches, a exposição "Para cada mulher, uma essência de vida", em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A mostra fotográfica reúne 31 mulheres de Americana, Santa Bárbara d'Oeste e Nova Odessa. Elas se destacam em suas carreiras profissionais e carregam consigo histórias de vida, força, superação e sucesso. 



A exposição, montada na área de expansão, próxima à Kalunga, será aberta na terça-feira, 8, às 10h30, Dia Internacional da Mulher. O lançamento contará com a presença das homenageadas, que chegarão ao shopping a bordo de uma limusine. Ao lado da exposição, haverá um "Espaço Mulheres", com lounge e espaço instagramável para fotos, do decorador Cido Rodrigues, da Bella Flor. 

A fotógrafa Alexandra Thomann é uma das homenageadas. Reconhecida pelo talento em captar como ninguém a essência, beleza, sensualidade e força da mulher em suas imagens, viu na profissão que desempenha há 15 anos um recomeço de vida. Alexandra namorou por 11 e anos e ficou casada por um ano e meio. Ao ser mãe, ápice de sua realização pessoal, ficou viúva quando a filha, Maria Eduarda, tinha apenas 2 meses e meio. 

Nessa época, trabalhava em uma empresa de saúde, mas quando a filha completou 2 anos foi demitida, após 11 anos de serviços prestados. "Com mais de 30 anos e uma filha pequena que dependia exclusivamente de mim, conseguir bons empregos era impossível. As saídas para médicos, buscar na escola, entre outras situações te tiram da lista de emprego. Foi a partir da necessidade de ter horários disponíveis que comecei a fotografar", conta. 

Inspirada por grandes fotógrafos como Henri Cartier-Bresson, Sebastião Salgado, Paulina Duczman, Dani Rodriguez e Carol Ann Neil, descobriu que o olhar e o coração podem estar diretamente conectados. Prova disso são aquelas fotografias que têm o poder de arrepiar, encher os olhos de lágrimas e até de fazer reviver aquele momento. "Quando você faz o que ama, a profissão vai ao seu encontro. Isso não significa que não há desafios. São tantos, grandes e pequenos, mas vencê-los fazendo o que ama, com carinho e qualidade, é uma conquista imensurável", ensina.  

Outra homenageada é a artista plástica Cris Picerni. Atuando há 24 anos no mercado das artes, expôs e participou de salões de artes no Brasil e no Exterior, passando por países como EUA, França, Portugal, Espanha, Itália, Áustria, Inglaterra, Holanda, Liechtenstein, Argentina e Uruguai. Como arte-educadora, trabalhou por 16 anos na rede particular de ensino. "Acredito no poder de transformação da arte e gostaria de servir de inspiração para os jovens, que são o futuro, que são a esperança renovada", enfatiza. 

A exposição também conta a história de Rosária Brandão da Costa, funcionária pública federal e chefe da Agência Regional do Ministério do Trabalho em Americana. Rosária foi atleta por 20 anos, mas acabou fazendo carreira no serviço público. Aos 60 anos poderia já ter se aposentado, mas se mantém na ativa porque "ama o que faz".  

Os desafios ao longo de uma vida atendendo o público foram superados com determinação, sempre de olho na evolução tecnológica. "A pandemia nos obrigou a trabalhar em home office, mas nos readequamos ao novo momento e hoje atingimos mais pessoas que à época do trabalho presencial", afirma. Seu lema é ajudar o próximo, principalmente os mais necessitados. No dia a dia ensina que é fundamental atender com destreza e carinho a população. Seu lema é ajudar o próximo, principalmente os mais necessitados. "Sou uma mulher linda, negra e respeitada por todos", diz. 

Histórias como as de Alexandra, Cris, Rosária e cada uma das homenageadas na exposição representam a realidade de muitas mulheres Brasil afora, mostrando a importância de cada uma delas na luta pela igualdade e respeito entre os gêneros. 

"Aproveitamos esta data tão importante e as histórias representativas dessas 31 mulheres para não apenas homenageá-las, mas propormos uma reflexão sobre tudo o que as mulheres do mundo todo já passaram para conquistar seus espaços, reconhecê-las e parabenizá-las pela força que sempre tiveram e sempre terão para enfrentar qualquer tipo de obstáculo. Acreditamos que todas irão se identificar um pouco com cada história contada aqui e, com isso, estendemos essa homenagem e reconhecimento a todas as mulheres", enfatiza Paula Funichello, coordenadora de Marketing do Tivoli. 

Confira abaixo todas as homenageadas na exposição "Para cada mulher, uma essência de vida": 

Alexandra Thomann - fotógrafa e artesã 
Claudia Porteiro - empresária e nutricionista 
Cris Picerni - artista plástica e arte educadora 
Daniela KokolNajar - nutricionista 
Daniela Pereira - médica veterinária especialista em oftalmologia veterinária 
Família Sardelli - a empresária Pia Pulcini Sardelli com as filhas Laura Cristina, Márcia Luiza e Andréa 
Família Stradiotto - a gestora Michelly Stradiotto com a mãe Célia Stradiotto e as irmãs Kely e Flávia  
Fernanda ArditoBartagPaiuta - empresária, administradora de empresas e pastora na Igreja Cristã Revive 
Giorgia Nara Schlindwein Garcia - empresária na área de educação, advogada e administradora de empresas 
Iara Kílaris - designer de interiores e apresentadora 
Juçara Rosolen - empresária, presidente da Acino, Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa e membro do Lions Clube de Nova Odessa 
Júlia Trevizam Campana Romi - cirurgiã dentista especialista em harmonização orofacial 
Karin Luciana Dudeck Kresner - empresária e psicóloga 
Lilian Mary Pessotto Levak - pastora, teóloga, professora e palestrante 
Maria Fernanda Grecco Meneghel - empresária industrial e presidente do Instituto Rosa do Bem 
Marjorie Dubin - empresária e marketer 
Neusinha Carrenho - empresária de beleza, visagista e terapeuta capilar 
Ondina Maria Moreira Aguiar - dermatologista especializada em doenças da pele e cosmiatria 
Roberta Moreira Covre - empresária e cabeleireira 
Rosária Brandão da Costa - funcionária pública federal e chefe da Agência Regional do Ministério do Trabalho em Americana 
Sandra Diniz Rosa Viana - empresária e designer de interiores 
Sara Pinto - advogada e empresária 
Selma Andrade - psicóloga e psicanalista 
Silmara Camargo - designer de interiores 
Viviane Corral- empresária da Educação que dá continuidade ao legado do pai, Florindo Corral 

Notícias Relacionadas »
Comentários »