08/02/2022 às 12h05min - Atualizada em 08/02/2022 às 12h05min

Americana pode ganhar aplicativo que repassa 95% do valor da corrida ao motorista

Reprodução
Os vereadores americanenses Juninho Dias (MDB) e a Professora Juliana (PT) querem a implantação de uma nova modalidade de transporte particular de passageiros via aplicativo em Americana. O aplicativo funciona como  um Uber municipal, deixando as corridas mais baratas e mantendo 100% do dinheiro dentro da cidade, o que aquece a economia local.



Como acontece com o transporte realizado via UBER e 99, por exemplo, a proposta é que a cidade de Americana implemente uma espécie de Uber Municipal denominado "Bibi Mob". Com o aplicativo, os motoristas receberiam 95% do valor das corridas realizadas e 5% seria direcionado à cooperativa, que faz a manutenção do sistema. Nos aplicativos convencionais, o repasse aos motoristas fica na casa dos 60%, o que gera problemas de cancelamentos e deixa o valor das corridas mais caro. Em um mês, duzentos motoristas aderiram ao aplicativo e 7.500 passageiros estão utilizando o serviço, segundo dados da prefeitura de Araraquara.

“Americana sofre há anos com o transporte público precário, então muitas pessoas já estão recorrendo ao Uber como alternativa para não se atrasar para seus compromissos. A ideia é que o aplicativo absorva os motoristas que já trabalham nos aplicativos convencionais e até taxistas, possibilitando a eles uma renda muito maior.  E para a população também é interessante, já que o transporte público não funciona e, com taxas menores, o valor da corrida tende a ficar mais baixo também”, disse a vereadora.

Juninho Dias incluiu também, como sugestão para o desenvolvimento econômico da cidade, a criação de aplicativos municipais para delivery. “O uso de aplicativos para transporte hoje é uma grande realidade para a maioria das pessoas, tanto como forma de transporte para o trabalho, afazeres do dia a dia e como meio de locomoção para o lazer. Acontece que hoje essa forma de serviço, não beneficia os que trabalham com a ferramenta, pegando pouco, assim criar dentro da cidade uma forma de que os trabalhadores possam ganhar mais e a população ter um serviço melhor, como, por exemplo, a redução de corridas canceladas. Levar isso também para a plataforma delivery é mais uma grande perspectiva para os comerciantes locais e para os entregadores desta modalidade”, acrescentou o vereador.

A indicação de ambos vereadores será votada na Câmara Municipal. 

Notícias Relacionadas »
Comentários »