04/02/2022 às 18h32min - Atualizada em 04/02/2022 às 18h32min

Defesa Civil alerta para chuvas intensas na região nos próximos dias

Redação
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, alertou, nesta sexta-feira (4), para a possibilidade de fortes chuvas na região nos próximos dias. Foram emitidos avisos meteorológicos de perigo (laranja) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. 



De acordo com o Inmet, o volume de chuvas previsto é acima de 100 milímetros por dia. Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no sábado (5) aumentam as chances de pancadas de chuvas na região. No domingo (6), com a chegada de uma frente fria, são esperadas chuvas generalizadas, por vezes fortes, que poderão se estender pela próxima semana.

Ainda de acordo com o órgão, o retorno das chuvas mais generalizadas para o fim de semana favorecerá o transbordamento de córregos e enxurradas além de risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta. A temperatura máxima para sábado é de 25ºC, entrando em declínio mais acentuado no domingo. 

Diante do cenário, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) vai monitorar a evolução dos avisos em tempo real e as regiões que devem ser afetadas já foram notificadas da situação. Os temporais podem ser acompanhados de ocorrências de alagamentos, inundações e enxurradas e de deslizamentos de terra em áreas de encosta. Isso também é reflexo dos altos acúmulos de chuva que vêm caindo sobre essas áreas ao longo das últimas semanas.

"É importante que a população fique atenta e acompanhe a difusão de outras informações nas redes sociais e pelos alertas enviados por SMS. É importante, também, procurar orientações nas defesas civis municipais e estaduais, que precisam ter um planejamento para as ocorrências de chuvas fortes. O ideal é mapear as localidades com maior risco e, se necessário, fazer evacuação preventiva", afirmou o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

No estado de São Paulo, as áreas de atenção englobam a Região Macrometropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba e as localidades em torno de Presidente Prudente, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Assis e Bauru.

Cuidados
A Defesa Civil Nacional alerta para a tomada de alguns cuidados que podem ajudar a reduzir danos materiais e preservar vidas em caso de ocorrências graves relacionadas às chuvas intensas.

Uma delas é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Caso haja uma situação de grande perigo confirmada na sua região, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre.

Além disso, em ocasiões de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores por conta do risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Para mais informações, procure a Defesa Civil local por meio do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Notícias Relacionadas »
Comentários »