29/01/2022 às 11h11min - Atualizada em 29/01/2022 às 11h11min

Parque Ecológico de Americana tem entrada gratuita neste final de semana

Redação
Divulgação
Localizado no coração de Americana, o Parque Ecológico “Eng. Cid Almeida Franco” tem entrada gratuita para os moradores da cidade neste final de semana (29 e 30/01). Para obter a gratuidade é necessário apresentar comprovante de endereço de Americana.



O local possui centenas de animais, desde Sucuri, Jibóia, Hipopótamo, Jacaré, Macaco Aranha, Leão, Onça, Tigre e até Urubu-Rei.

O Parque Ecológico Municipal de Americana "Eng. Cid Almeida Franco", foi inaugurado em 12 de outubro de 1984 e está localizado no final da Avenida Brasil, com uma área de 120 mil m². Até a data de inauguração, parte da área onde está o parque ecológico era utilizada como local de produção de mudas de árvores e arbustos que serviam para abastecer as praças da cidade. Posteriormente, ele foi transformado em um dos mais bem estruturados zoológicos do Estado de São Paulo.

Conta com um plantel de aproximadamente 400 animais, entre répteis, aves e mamíferos, mais de 110 espécies diferentes, sendo que 80% das espécies pertencem à fauna brasileira, e várias espécies ameaçadas de extinção, o que mostra a preocupação com o estudo e a conservação dos animais brasileiros. Além dos animais em cativeiro, que recebem cuidados especiais, como recintos bem elaborados e boa alimentação, a área do parque ecológico recebe inúmeras espécies de aves livres e comuns na cidade, que encontram condições ambientais e de captura de alimento para sua sobrevivência.

Atualmente, uma das grandes finalidades do zoológico é utilizar os animais mantidos em cativeiro para realizar trabalhos de Educação Ambiental, tentando mostrar a grande responsabilidade na sobrevivência das espécies animais e vegetais. Hoje animais silvestres estão ameaçados de extinção, não porque os zoológicos os mantêm em cativeiro, mas por causa da destruição dos seus habitats naturais ou por causa do comércio ilegal. O Zoo mantém animais em cativeiro para aprender, pesquisar e reproduzir as espécies silvestres com o objetivo de garantir a sobrevivência das populações nativas.

O parque está localizado na Avenida Brasil, 2525, Jardim Ipiranga, em Americana. Telefone: (19) 3406-2075

Notícias Relacionadas »
Comentários »