16/12/2021 às 15h37min - Atualizada em 16/12/2021 às 15h37min

Nova Odessa recebe neste fim de semana o Campeonato de Velocross

Divulgação

Checar os acessórios de segurança, preparar as "super" motos trial ou off-road com bastante potência e acelerar. Porque este final de semana será de pura adrenalina em Nova Odessa, com o Campeonato Honda Japauto de Velocross. O evento sem obstáculos acontecerá em frente à Praça dos Três Poderes e está sendo muito aguardado pelos pilotos, que prometem levar o público ao delírio com suas manobras radicais.

 

No sábado (18/12), o evento vai das 14h às 17h, e no domingo (19/12), o início está previsto para as 8h. A realização é de Odyr Racing Esportes Radicais, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer da Prefeitura. A entrada é gratuita, porém é solicitada – dos pilotos ao público – a doação de um quilo de alimento não perecível para trabalhos sociais junto às famílias em situação de vulnerabilidade do município.

 

A primeira etapa realizada em agosto contou com 123 participantes, que somam pontos a cada etapa – de um total de quatro. Para este segundo campeonato, a organização já conta com alguns nomes inscritos, mas a maioria deixa para se inscrever no dia do evento.

 

O velocross (VX), prova realizada em percurso sem obstáculos e com velocidade um pouco mais reduzida a fim de garantir a segurança dos pilotos – já que a é pista molhada e tem muitas curvas. "A pista de Nova Odessa é perfeita, com 1.100 metros. A adrenalina sempre é grande em ambas as modalidades, tanto no velocross quanto no motocross. No VX é aquela adrenalina das retas, das curvas e etc. Já no MX são os saltos que tornam a competição muito bacana. O que vale no VX é o piloto se manter em primeiro lugar em todas categorias e etapas para ser o campeão da prova", explicou o organizador Odyr Racing.

 

A duração da prova é de 12 minutos e mais duas voltas a partir da largada. Ao todo, a prova conta com 20 categorias – divididas por cilindrada e idade. A premiação das categorias será feita com troféus do 1º colocado até ao 10º colocados, além de brindes para campeão, vice e 3ª colocação.

 

"As expectativas são as melhores, já que se trata de um evento que atrai bom publico, e o calendário favorece a boa participação de muitos pilotos da região e até de outros Estados", destacou Odyr Racing.

 

"Nós contamos com vários pilotos da cidade que competem nessa modalidade. Convidamos a todos para que prestigiem o evento e venham torcer pelas 'pratas da casa'", disse o secretário municipal de Esportes, Thiago Gentil.

 

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, lembrou que a cidade tem sediado diversos eventos variados recentemente, atraindo os públicos de todas as idades. "Neste final de semana, teremos com o apoio da nossa Secretaria de esse Campeonato de Velocross durante o dia, e à noite nossa programação natalina na Praça Central José Gazzetta, food trucks e Feira do Artesanato, shows e apresentações, e o comércio funcionando até mais tarde para atender você e sua família. Não perca", destacou o chefe do Executivo.

 

O VX 

O velocross surgiu em trechos de terra, quando alguns praticantes de trilha começaram a apostar corridas usando motos off-road. A modalidade foi trazida para a pista, tornando o esporte ainda mais seguro. O comprimento oficial da pista nessa modalidade varia de 900 metros a 1.100 metros e as sinalizações são feitas com cores variadas de bandeiras, cada uma com um significado e placas. Os equipamentos para garantir a segurança aos pilotos de velocross são os mesmos utilizados em trilhas ou enduros: capacete, bota, óculos, joelheira, luvas, cotoveleira e etc.


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018