10/06/2021 às 15h02min - Atualizada em 10/06/2021 às 15h02min

Treinos aeróbicos podem reduzir mortalidade por Covid-19

Prática de atividade física auxilia no fortalecimento da imunidade e da capacidade cardiorrespiratória

Divulgação
Até 5 milhões de vidas poderiam ser poupadas em todo o mundo se a população cultivasse um estilo de vida mais ativo. É o que aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS) nas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário, em que declara: “Todo movimento conta”. Assim, alerta a população que, independentemente da idade, todas as pessoas podem se tornar fisicamente ativas.



Na saúde mental, a atividade física é capaz de reduzir o nível de estresse, ansiedade e depressão, além de aumentar a concentração. “Durante a prática há liberação da serotonina, neurotransmissor que ativa o bom humor e que regula o sono, entre outras funções”, explica o coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, Ricardo Pablo Passos.

Ele explica que fisicamente ocorre a melhora da função cardiorrespiratória, controle do peso corporal, fortalecimento muscular e ganho de amplitude de movimentos por meio de alongamentos, para citar apenas alguns.

Segundo o especialista, a prática de atividade física possui relação direta com o fortalecimento da imunidade. Já os exageros devem ser evitados, já que podem interferir nas barreiras de proteção do organismo. “Quando se exagera o organismo pode ficar mais vulnerável tanto para lesões ortopédicas como fisiológicas”, alerta.

Covid-19 e atividade física

De acordo com o coordenador da Anhanguera, o estudo* que analisou pacientes com Covid-19 apontou que treinos aeróbicos contribuem para fortalecer a imunidade em geral e o sistema respiratório, o que pode minimizar a morbidade e mortalidade decorrentes do vírus.

“A prática regular de atividade física sempre foi um dos principais aliados na prevenção e no combate a doenças metabólicas e coronarianas que são consideradas comorbidades e que dificultam o combate ao vírus. Aliados a parte nutricional, atividades aeróbicas e de exercícios resistidos praticados com orientação de um profissional de educação física vão contribuir para minimizar os riscos de aquisição destas doenças consequentemente colaborando no tratamento das pessoas que contraírem os vírus”, ressalta.

Para quem deseja iniciar uma atividade física, o profissional recomenda que para quem está sedentário o ideal é começar uma atividade aeróbica como andar, correr, pedalar, nadar e dançar, desde que realizada com baixa intensidade para evitar a fadiga muito cedo. Exercícios que visam o fortalecimento muscular e sessões de alongamento também são recomendados.

Confira mais dicas:

- Faça um checkup para verificar se o corpo está apto à prática de atividade física;

- Para iniciantes que buscam qualidade de vida e bem-estar é recomendado em torno de 150 minutos semanais divididos de 3 a 5 vezes por semana;

- Aumente gradativamente o tempo semanal ou a intensidade dos exercícios.

- Quem já pratica regularmente atividades físicas mais intensas é importante estabelecer os objetivos para se determinar a duração que pode ser até 6 vezes por semana em uma intensidade mais elevada que o iniciante.

 

*Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »